Crianças campistas e seus territórios: ambiente e serviços públicos

Autores/as

  • Clarisse Silva Barreto Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Larissa do Nascimento Pessanha Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Juliana Thimóteo Nazareno Mendes Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumen

As crianças se constituem na relação com o outro e com seu território, por isso, compreender as infâncias significa considerar as diversidades sociais, raciais, econômicas, culturais e territoriais.  Elas não são apenas influenciadas pelo contexto em que vivem, mas também são produtoras da realidade, em todas as suas dimensões. Assim, este artigo tem como objetivo analisar como as crianças pequenas percebem seus territórios de moradia e como eles influenciam nos seus modos de vida. Para tanto, foram ouvidas crianças na faixa etária entre 04 e 07 anos, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Os resultados indicam as questões que se fazem urgentes em seus territórios e que demandam ações efetivas do Estado enquanto agente promotor e garantidor dos direitos fundamentais desses sujeitos.

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Biografía del autor/a

Clarisse Silva Barreto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Larissa do Nascimento Pessanha, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Juliana Thimóteo Nazareno Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre e graduada em Serviço Social pela UFJF. Docente do Departamento de  Serviço Social de Campos e do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social, da UFF.

Publicado

13-06-2023

Número

Sección

Comunicações Orais - Direitos geracionais