Serviço social, desigualdade digital e a digitalização do INSS

Autores

  • Kheila Cristina Ferreira Melo
  • Priscilla dos Santos Peixoto Borelli Tavares
  • Rhamonia Nascimento Teixeira
  • Rita Cavalcante

Resumo

O artigo trata dos efeitos da digitalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o Serviço Social na Defensoria Pública da União (DPU). Através de fontes secundárias, documentais e de um caso observado no trabalho de campo junto à DPU, cujo material foi coletado de pesquisa aprovada em Comitê de Ética de Pesquisa, identificamos que a digitalização e a automatização do BPC se apresentam como níveis mais elevados de amanualidade (Pinto, 2005). Trata-se de um desenvolvimento tecnológico a serviço da contrarreforma do Estado, que assume a finalidade de economia dos gastos públicos com as políticas sociais, demandando do Serviço Social não só um lugar de tradução da linguagem dos sistemas de informação como de monitoramento da movimentação dos requerimentos da população ao BPC.

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Comunicações Orais - Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional