A ressignificação do registro de paisagem presentes nos arquivos de processo de Marcus Vinícius
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v18i27.41060Palavras-chave:
Paisagem, Processo de Criação, Marcus ViníciusResumo
A pesquisa propõe uma investigação do corpo e da paisagem presenta nas performances de Marcus Vinicius (1985-2012), buscando identificar em seus registros e arquivos de processo, a narrativa de sua criação. Com a análise, busca-se evidenciar como os arquivos de processo podem revelar sobre os mecanismos de sua produção artística e sua concepção de paisagem em registro. Com uma abordagem metodológica em Santos (2021) e Salles (1998). Conclui-se que este estudo contribuirá na construção e na percepção do corpo performático como atuador da paisagem Espiríto-santense.
Downloads
Referências
BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FREY, Tales. A (S) CENDER: CONSIDERAÇÃO SOBRE A VIDA E A OBRA DE MARCUS VINÍCIUS. Performatus, 2013. Disponível em: < https://performatus.com.br/wp-content/uploads/2012/12/MarcusVinicius_ed2_eRevistaPerformatus.pdf > Acesso em: <09 de outubro de 2022>.
MADERUELO, Javier (org.) Arte Publico: naturaleza y ciudad. Fund. Cesar Manrique: Madrid, 2001.
MARIA, Yanci Ladeira. Paisagem: entre o sensível e o factual. Uma abordagem a partir da Geografia Cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP).
SALLES, Cecília. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo:AnaBlume, 1998
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. Edusp, 2022.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 2013.
VIEIRA JR, Erly. Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim. Pedregulho, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.