SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E MORADIA NO BRASIL ENTRE FINAIS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Edmilson Soares Aluno de graduação do curso de Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Ourinhos/SP.
  • Leandro Bruno Santos Professor Adjunto do Curso de Geografia do IEAR/UFF, Angra dos Reis-RJ, e do programa de pós-graduação em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes-RJ.

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO20.10771

Resumo

Este texto é uma revisão bibliográfica, parte de uma pesquisa de iniciação científicia e aborda a cidade brasileira entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, quando se verificam mudanças estruturais no âmbito econômico, social e político que conduzirão às nova formas de produção e consumo da cidade e da moradia. Sobrepõe-se à matriz arcaica de feição colonial uma nova roupagem que, travestida de moderna, só fez exacerbar suas dramáticas injustiças, levando à produção de um espaço urbano segregado, tanto no plano social como no espacial. A questão do acesso à terra e a atuação do Estado estão no cerne dessas enormes desigualdades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmilson Soares, Aluno de graduação do curso de Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Ourinhos/SP.

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Ourinhos/SP (2015).

Leandro Bruno Santos, Professor Adjunto do Curso de Geografia do IEAR/UFF, Angra dos Reis-RJ, e do programa de pós-graduação em Geografia da UFF/Campos dos Goytacazes-RJ.

Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente (2005). É mestre (2008) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio sanduíche na Benemérita Univerdad Autónoma de Puebla (BUAP). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ourinhos, e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia Industrial e Geopolítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Mundialização, Empresas Multinacionais, Investimentos Diretos Estrangeiros, Estruturas de Mercados, Teorias da Localização Industrial.

Downloads

Publicado

14-12-2015

Como Citar

SOARES, Edmilson; SANTOS, Leandro Bruno. SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E MORADIA NO BRASIL ENTRE FINAIS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. Geografares, [S. l.], n. 20, p. 41–53, 2015. DOI: 10.7147/GEO20.10771. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/10771. Acesso em: 19 abr. 2024.