Os Reflexos Socioeconômicos e Ambientais do Avanço da Rizicultura no Município de Cachoeira do Arari - PA
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO21.11644Resumo
Este estudo tem como objetivo central analisar qualitativamente as possíveis implicações socioambientais da implantação da rizicultura no município de Cachoeira do Arari-Pa, sob a ótica do ordenamento territorial a partir de parâmetros subjetivos de análise. Neste sentido, o procedimento metodológico adotado perpassou a análise de indicadores socioeconômicos municipais, documentos oficiais que tratam do uso e ocupação do solo em Cachoeira do Arari e entrevistas com moradores e autoridades, além da observação critica no local. Os resultados obtidos apontam para a ausência do poder público na condução e orientação do processo de implantação da rizicultura em Cachoeira do Arari, bem como no não cumprimento de leis ambientais para o tipo de atividade e suas exigências, e por fim no desrespeito às comunidades locais afetadas pelo cultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).