Economia Política da Gestão de Resíduos Sólidos Municipais em Vitória (Espírito Santo)
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO9.1320Resumo
O artigo trata das interações entre a globalização dos intercâmbios econômicos e a gestão dos resíduos sólidos municipais, através do estudo de caso de Vitória-ES. Além do serviço municipal de gestão do lixo, uma diversidade de atores participa da economia da recuperação dos resíduos sólidos secos. O lixo sendo por definição aquilo que não pertence a ninguém, esses diversos atores disputam sua apropriação e conflitos surgem. Ora, a recuperação dos resíduos recicláveis é um setor de intervenção cujo caráter lucrativo é instável, dependente das variações de valor das matérias primas. A questão que se coloca, para os poderes públicos, é a de como conciliar uma cadeia de captação de resíduos sólidos ritmada pelas flutuações do mercado com um serviço publico territorial?
Résumé
Cet article traite des interactions entre la globalisation des échanges économiques et la gestion des déchets ménagers, à travers l‟étude de cas de Vitória-ES. En partant d‟un débat théorique sur les limites des réseaux d‟infrastructures centralisés dans des sociétés urbaines inégalitaires, nous développons une analyse d‟économie politique afin de comprendre l‟impact des fluctuations du marché global sur la chaîne informelle de récupération des matériaux recyclables et sur le service public territorial. La description des acteurs de la gestion des déchets dans l‟agglomération de Vitória se fonde sur une enquête de terrain de plusieurs mois. Grace à l‟exploitation de données quantitatives de la Cempre et de la London Stock Market Exchange, nous mettons en évidence l‟impact des variations de valeur des matières premières vierges négociées à l‟échelle globale sur la performance locale des acteurs publics et privés de la récupération des matériaux postconsommation.
DOI: 10.7147/GEO9.1320
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).