Desastres Ambientais e Conflitos Socioespaciais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO22.14756Resumo
Os desastres relacionados às águas, ocorridos no Brasil, aprofundaram e ampliaram as pesquisas sobre tais fenômenos. Este artigo analisa os conflitos decorrentes da resposta do governo da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ às consequências dos desastres: o programa de habitação popular “Morar Feliz”. Realizaram-se levantamentos bibliográficos, coleta de dados em órgãos públicos e entrevistas com moradores reassentados. Os resultados indicam a existência de conflito de interesses que opõem os moradores que reivindicam ficar no bairro em que residem, ou próximo a ele, e o governo municipal, que promove a expansão urbana em áreas com insuficiência de infraestrutura urbana.
Palavras-Chave: desastres ambientais, habitação popular, risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).