Mobilidade espacial na fronteira e a formação de espaços de vida na Amazônia: o caso das cidades gêmeas de Guajará-mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia)
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO24.17051Resumo
Este artigo tem como objetivo principal analisar a mobilidade espacial na fronteira a partir da dinâmica social das cidades gêmeas de Guajará-Mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia). O Censo Demográfico Brasileiro de 2010 demonstra como se configura a migração internacional na Amazônia brasileira e a partir dessas informações que identificamos a importância das cidades gêmeas deste estudo. Assim, constata-se que em termos de migração acumulada, destaca-se a Bolívia com os maiores volumes de estrangeiros na Amazônia brasileira concentrados principalmente em municípios da faixa de fronteira. A configuração espacial destaca a importância de cidades gêmeas como Guajará-Mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia) nessa dinâmica. Entretanto, a porosidade da fronteira é configurada pela mobilidade de pessoas e não necessariamente pela migração. Por conta da mobilidade foi utilizado o conceito de “espaço de vida” de Corgeau (1988) como uma proposta teórica metodológica para integrar abordagens macro (escala regional) e micro (escala local) assim como quantitativas e qualitativas para repensar o papel da fronteira na dinâmica demográfica. Conclui-se que a migração internacional e a mobilidade na fronteira são processos complementares que ajudam a entender a dinâmica social das cidades gêmeas. No sentido de que articulam diferentes escalas de fenômenos relacionados a distribuição espacial da população na Amazônia brasileira constituindo espaços de vida com características especificas configurado pela prática de atividades transnacionais daqueles que ali residem e utilizam a fronteira.
Palavras-chave: Mobilidade internacional, Fronteira, Espaços de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).