Mobilidade espacial na fronteira e a formação de espaços de vida na Amazônia: o caso das cidades gêmeas de Guajará-mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia)

Autores

  • Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO24.17051

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a mobilidade espacial na fronteira a partir da dinâmica social das cidades gêmeas de Guajará-Mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia). O Censo Demográfico Brasileiro de 2010 demonstra como se configura a migração internacional na Amazônia brasileira e a partir dessas informações que identificamos a importância das cidades gêmeas deste estudo. Assim, constata-se que em termos de migração acumulada, destaca-se a Bolívia com os maiores volumes de estrangeiros na Amazônia brasileira concentrados principalmente em municípios da faixa de fronteira. A configuração espacial destaca a importância de cidades gêmeas como Guajará-Mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia) nessa dinâmica. Entretanto, a porosidade da fronteira é configurada pela mobilidade de pessoas e não necessariamente pela migração. Por conta da mobilidade foi utilizado o conceito de “espaço de vida” de Corgeau (1988) como uma proposta teórica metodológica para integrar abordagens macro (escala regional) e micro (escala local) assim como quantitativas e qualitativas para repensar o papel da fronteira na dinâmica demográfica. Conclui-se que a migração internacional e a mobilidade na fronteira são processos complementares que ajudam a entender a dinâmica social das cidades gêmeas. No sentido de que articulam diferentes escalas de fenômenos relacionados a distribuição espacial da população na Amazônia brasileira constituindo espaços de vida com características especificas configurado pela prática de atividades transnacionais daqueles que ali residem e utilizam a fronteira.

Palavras-chave: Mobilidade internacional, Fronteira, Espaços de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Doutor em Demografia - Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Geografia - Universidade Federal do Pará

Geógrafo - Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

LIRA, Jonatha Rodrigo de Oliveira. Mobilidade espacial na fronteira e a formação de espaços de vida na Amazônia: o caso das cidades gêmeas de Guajará-mirim (Brasil) e Guayaramerín (Bolívia). Geografares, Vitória, Brasil, n. 24, p. 118–131, 2017. DOI: 10.7147/GEO24.17051. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17051. Acesso em: 18 nov. 2024.