A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO27.20352

Palavras-chave:

Educação, geografia, videogame

Resumo

Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Lorini Carneiro, Universidade La Salle

Possui graduação em Geografia (Licenciatura, em 2010, e Bacharelado, em 2012) pela Universidade Luterana do Brasil e especialização em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Trabalha como professor no Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoeirinha, na área de Ciências Humanas. Atualmente é mestrando em Educação na Universidade La Salle na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, bolsista CAPES/PROSUC e membro do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade da Universidade La Salle (desde 2017).

Downloads

Publicado

28-11-2018

Como Citar

CARNEIRO, Eduardo Lorini; BACKES, Luciana. A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia. Geografares, Vitória, Brasil, n. 27, p. 121–138, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.20352. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352. Acesso em: 12 nov. 2024.