A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia/The representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO27.20352

Resumo

Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.

Palavras-chave: Educação; geografia; videogame.

 

ABSTRACT
Electronic games are part of everyday life in society. Although often treated as leisure objects, they can contribute to the understanding

of geographical themes such as space and landscape. The article discusses the potentiality of these artifacts for the construction of knowledge in this discipline. We present the analyzes of the pedagogical practice performed with classes of Elementary and High School of a public school exploring different electronic games to develop the concepts of Geography. In the process of interaction between students and different scenarios, there is the appropriation of these spaces, perceiving their landscapes and establishing relationships between knowledge and the context explored.

Keywords: Education; geography; videogame.

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Biografia do Autor

Eduardo Lorini Carneiro, Universidade La Salle

Possui graduação em Geografia (Licenciatura, em 2010, e Bacharelado, em 2012) pela Universidade Luterana do Brasil e especialização em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Trabalha como professor no Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoeirinha, na área de Ciências Humanas. Atualmente é mestrando em Educação na Universidade La Salle na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, bolsista CAPES/PROSUC e membro do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade da Universidade La Salle (desde 2017).

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Publicado

2018-11-28

Como Citar

CARNEIRO, E. L.; BACKES, L. A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia/The representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography education. Geografares, [S. l.], n. 27, p. 121–138, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.20352. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20352. Acesso em: 13 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigos