Espaços públicos como lugares da política
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO26.20996Resumo
A ativação política dos espaços públicos é comumente associada à sua mobilização extraordinária por grandes movimentos sociais. Ao seu uso cotidiano e ordinário, ao contrário, raramente é atribuído um significado político forte. A partir de uma discussão sobre a estratégia de manifestação política conhecida como “ocupação”, e de exemplos oriundos de pesquisas realizadas em espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro, este artigo propõe uma nova perspectiva sobre esta oposição, ainda dominante na bibliografia.
Palavras-chave: espaço público; ocupação; sociabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).