Uma trilha sonora no largo da carioca: caminhadas de escuta e observação como método de investigação dos espaços públicos
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO26.21008Resumo
O presente trabalho discute a relação existente entre sons, política e espaços públicos. Tal discussão é conduzida pela análise dos dados obtidos em um trabalho de campo realizado no Largo da Carioca, Rio de Janeiro, que consistiu no mapeamento das diferentes atividades que ocupam esse espaço público e no registro em áudio dos sons ao longo de uma caminhada pelo Largo da Carioca. A análise evidencia como o som produzido por camelôs, artistas de rua e outras atividades observadas em campo exerce um importante papel no jogo de posições entre elas, configurando-se como importante fator na geografia política dos espaços públicos.
Palavras-chave: Espaços Públicos, Caminhadas Sonoras, Paisagens Sonoras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).