Comércio de rua e requalificação de espaços públicos em Salvador-BA: uma agenda de pesquisa

Autores

  • Angelo Serpa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO26.21013

Resumo

Pretende-se, nesse artigo, analisar a relação entre comércio de rua e processos de requalificação do espaço público, a partir de uma abordagem geográfica do problema, buscando-se delinear as táticas e estratégias dos agentes envolvidos e suas trajetórias e práticas no cotidiano da metrópole. Busca-se também traçar um panorama preliminar dos contextos conjunturais dos embates relativos aos comerciantes e prestadores de serviço de rua, frente às ações dos agentes hegemônicos de produção do espaço metropolitano e aos processos de requalificação/refuncionalização dos espaços públicos na Capital baiana, a partir do final dos anos 1990 até os dias atuais.

Palavras-chave: comércio de rua; serviços de rua; espaço público; requalificação; territorialização; metrópole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Serpa, Universidade Federal da Bahia

Professor titular de Geografia Humana do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador 1B do CNPq

Downloads

Publicado

10-08-2018

Como Citar

SERPA, Angelo. Comércio de rua e requalificação de espaços públicos em Salvador-BA: uma agenda de pesquisa. Geografares, Vitória, Brasil, n. 26, p. 53–68, 2018. DOI: 10.7147/GEO26.21013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/21013. Acesso em: 2 jan. 2025.