Debates atuais sobre a teoria urbana: uma avaliação crítica
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO27.22001Palavras-chave:
Teoria da aglomeração, teoria do agenciamento, teoria da urbanização planetária, urbanismo pós-colonial, teoria urbanaResumo
Os estudos urbanos atualmente são marcados por muitos debates ativos. Em um artigo anterior, abordamos alguns desses debates propondo um conceito fundamental de urbanização e de forma urbana para identificar uma linguagem comum para a pesquisa urbana. No presente trabalho, faremos uma breve recapitulação desse quadro. Utilizaremos então este material preliminar como base para uma crítica das três versões atualmente mais influentes da análise urbana, a saber, a teoria urbana pós-colonial, as abordagens teóricas do agenciamento e da urbanização planetária. Nós avaliaremos cada uma dessas versões e cada uma delas pretende ser considerada a melhor abordagem sobre as realidades urbanas. Faremos a crítica de: a) teoria urbana pós-colonial, por seu particularismo e sua insistência na provincianização do conhecimento, b) abordagens teóricas do agenciamento, por sua indeterminação e ecletismo, e c) urbanização planetária, pela desvalorização radical das forças de aglomeração e de nodalidade na geografia urbano-econômica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).