A Institucionalização da Geografia Alemã na Passagem do séc. XIX ao séc. XX: Peschel, Ratzel e Hettner
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO11.2216Resumo
Este artigo busca compreender a institucionalização da Geografia alemã enquanto um processo diverso de mudanças políticas, econômicas, culturais e estéticas, que foram acompanhadas de um aparato institucional e estrutural dado pelo Estado Alemão, centralizado e unificado em 1871 sob a áurea de Bismarck, e pelo Imperialismo. Propõe-se assim a analisar a umbilical relação estabelecida entre ciência e política e entre ciência e suporte institucional. A partir das contribuições de Peschel, Ratzel e Hettner, a Geografia tornar-se-ia um dos mais importantes ramos científicos de finais do séc. XIX e início do séc. XX.10.7147/GEO11.2216
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-06-2012
Como Citar
OLIVEIRA, Ricardo Devides. A Institucionalização da Geografia Alemã na Passagem do séc. XIX ao séc. XX: Peschel, Ratzel e Hettner. Geografares, Vitória, Brasil, n. 11, p. 114–138, 2012. DOI: 10.7147/GEO11.2216. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/2216. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).