Globalização: ensaio sobre as marcas da homogeneização do mundo no universo regional.

Autores

  • Paulino Eidt Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Edinaldo Enoque Silva Junior Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO13.2949

Resumo

Globalização Negativa é um termo cunhado por Zygmunt Bauman (Medo Liquido, 2008). O presente artigo pretende contribuir para elucidar os aspectos verticalizadores da globalização, bem como sua influência no processo de liquefação das localidades. É notório de que a globalização não é democrática, ou seja, não permite a manutenção de uma mútua inter-referência entre as partes do globo, mostra-se, ao contrário, autoritária e impositiva como afirma Bauman. Num segundo momento,  o artigo expressa os impactos da verticalização da economia na região  Oeste de Santa Catarina. Trata-se da extinção de Fidelidades Locais e Regionais, reordenamento da produção e a imposição de um conjunto de valores culturais intrinsecamente ligados ao mundo mercadológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulino Eidt, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Mestre em Ciências da Educação- Especialização em Geografia. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Edinaldo Enoque Silva Junior, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Pesquisador, Mestrando em Educação, Especialista em Ciências Sociais, Graduado em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Professor de Sociologia Geral na Universidade do Oeste de Santa Catarina e da Rede Privada de Ensino. enoquesmo@hotmail.com

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

EIDT, Paulino; ENOQUE SILVA JUNIOR, Edinaldo. Globalização: ensaio sobre as marcas da homogeneização do mundo no universo regional. Geografares, [S. l.], n. 13, p. 160–191, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.2949. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/2949. Acesso em: 27 abr. 2024.