Eletrificação, vida urbana e o papel da mulher
DOI:
https://doi.org/10.7147/geo.v1i31.33576Palavras-chave:
inovações tecnológicas, energia elétrica, produção do espaço urbano, trabalho femininoResumo
As inovações tecnológicas são responsáveis por grandes mudanças em todos os âmbitos das sociedades. Este trabalho, pelo viés do desenvolvimento e da expansão do uso da energia elétrica, analisa as profundas transformações provocadas por essa inovação técnica na produção do espaço urbano, no mundo do trabalho, na organização da vida das famílias, no cotidiano das pessoas e no papel das mulheres. As mudanças trazidas aos lares em decorrência da inserção das tecnologias no cotidiano, bem como no papel que as mulheres desempenham, seja no mercado de trabalho, nas vanguardas artísticas e políticas e nas lutas pelos direitos, bem como na manutenção de suas responsabilidades enquanto responsáveis por manter as condições de reprodução social das famílias. Tais discussões são realizadas mobilizando-se as noções de moderno, de modernização, de modernidade e de utopia, enquanto aponta as contradições e as desigualdades que permanecem e perpassam a vida da classe trabalhadora nas cidades.
Downloads
Referências
DAMIANI, Amélia Luisa. Urbanização Crítica: Periferias urbanas, in: São Paulo__________Metrópole em Mosaico. Org.
Ana Maria de A. Camargo. São Paulo. CIEE - Centro de Integração Empresa e Escola, São Paulo. p 35-50. 2010.
_________(Des)accords entre la Geographie et l’urbain: la contribution de Henri Lefebvre. In: En Traversant la Geographie
Marx, Lefebvre et les Situcionnistes. Org. Amélia L. Damiani e Ricardo Baitz. São Paulo Editora Tiragem Livre. São Paulo, 2018. p. 27-60.
LEFEBVRE, H. Introdução a Modernidade. Editora Paz e Terra Rio Janeiro, 1969.
__________ O Direito a Cidade. Ed. Documentos. São Paulo, 1968.
__________ La Vie Quotidienne dans le Monde Moderne. Éd. Gallimard. Paris 1968.
Instituto Acende Brasil-Pesquisa Desenvolvimento Setor Elétrico. Rio de Janeiro, 2017.
McDOWALL, Duncan. Light, a História da Empresa que Modernizou o Brasil. Rio de Janeiro. Edições Ediouro 2008. Ministério de Minas e Energia. Recursos Energéticos do Brasil e Panorama da Energia Elétrica. Governo Federal, 1966.
Panorama do Setor de Energia Elétrica no Brasil - Centro da Memória da Eletricidade no Brasil. Rio de Janeiro, 1988. SAES, Alexandre M. Conflitos do Capital Light versus CBEE na Formação do Capitalismo Brasileiro. São Paulo: Editora Alameda, 2008.
ZOLA, Emile. Como se Casa Como se Morre. Editora 34. São Paulo, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).