Alterações geomórficas da linha de costa após implantação de terminal portuário no litoral sul do Espírito Santo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v3i36.38636

Palavras-chave:

morfodinâmica costeira, Terminal portuário, Espírito Santo, Brasil, progradação

Resumo

O artigo deriva de estudo científico realizado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo objetivando analisar os processos de alteração da linha de costa na Enseada Meaípe-Maimbá, após a implantação do Terminal Portuário da Samarco Mineração em Ubu, município de Anchieta em 1977. A metodologia foi fundamentada no conjunto integrado de técnicas de sensoriamento remoto, fotointerpretação, georreferenciamento de fotografias aéreas, dados de perfis de praia e cálculo da quantidade de sedimentos aprisionados pelo método matemático dos trapézios. Também é avaliado o processo de progradação da linha de costa e o grau de influência do molhe hidráulico do terminal portuário no aprisionamento de 335.972,68 m³ de sedimentos, nos últimos 42 anos, em sua porção sul e erosão na porção norte. Esse aprisionamento interfere fortemente no balanço e distribuição de sedimentos ao longo das praias da enseada, fato esse que responde pela diminuição da faixa de areia e destruição da orla de Meaípe.

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Biografia do Autor

Roberto José Hezer Moreira Vervloet, Universidade de São Paulo

Possui Licenciatura Plena (2002) e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), mestrado e doutorado em Ciências (Geografia Física) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo. Atualmente é Geógrafo no IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo e pesquisador colaborador no ORGANON - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES. Também é membro como pesquisador do grupo de pesquisa CNPQ do ORGANON. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Humanas, com ênfase em Geomorfologia Fluvial, Estrutural e Costeira, Geografia Urbana, Cartografia Geográfica, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Geografia Regional atuando principalmente nos seguintes temas: ordenamento territorial, sistemas portuários e organização dos espaços, recursos hídricos, cartografia geográfica de paisagens tropicais e o papel que os ambientes físicos exercem na ocupação e organização dos espaços dentro da sociedade capitalista. Pesquisa também epistemologia e filosofia das ciências na relação com a história territorial das sociedades humanas

Pablo Prata, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA

Graduado em Oceanografia (2004) e Mestre em Engenharia Ambiental (2007) ambos cursos realizados na Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Engenharia Civil (2019) pela Universidade Estácio de Sá e cursando especialização em Engenharia Portuária na FATEC/PR. É servidor de carreira do Instituto Estadual de Meio Ambiente desde 2005 onde foi Gerente de Recursos Naturais (2012-2013) e Coordenador de Gerenciamento Costeiro e Territorial (2008-2011 e 2014). Ocupou o cargo de Secretário de Meio Ambiente do Município de Anchieta (2011-2012). Foi professor adjunto da Faculdade Pitágoras Guarapari (2012-2014). Atualmente está cedido ao Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo – DER/ES, atuando como Líder de Equipe na Diretoria de Engenharia. Possui experiência na área de gestão costeira, obras costeiras, sedimentologia, licenciamento ambiental, monitoramento ambiental e sistemas de informações geográficas.

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Publicado

10-07-2023

Como Citar

VERVLOET, Roberto José Hezer Moreira; MERLO PRATA, Pablo. Alterações geomórficas da linha de costa após implantação de terminal portuário no litoral sul do Espírito Santo, Brasil. Geografares, [S. l.], v. 3, n. 36, p. 32–58, 2023. DOI: 10.47456/geo.v3i36.38636. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/38636. Acesso em: 27 abr. 2024.