Contradições portenhas: modernidade, modernismo e modernização em Jorge Luis Borges durante os anos de 1920
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO14.4436Resumo
Este artigo visa discutir os conceitos de modernidade, modernismo e modernização a partir das proposições levantadas por Marshal Berman e Néstor García Canclini. O foco da análise será a cidade de Buenos Aires que durante os anos de 1920 experimentou uma acirrada transformação em seu espaço físico. Para tal, iremos utilizar a obra do poeta argentino Jorge Luis Borges (1899–1986) a fim de compreender o desenvolvimento desses processos no espaço urbano portenho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-12-2020
Como Citar
DEMENECH, Pedro. Contradições portenhas: modernidade, modernismo e modernização em Jorge Luis Borges durante os anos de 1920. Geografares, Vitória, Brasil, n. 14, p. 57–71, 2020. DOI: 10.7147/GEO14.4436. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/4436. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).