Paisagens Simbólicas: Catolicismo Popular E O Mito Das “Bandeiras Verdes” Na Romaria Do Senhor Do Bonfim Em Araguacema, Tocantins

Autores

  • José Rodrigues Carvalho Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO16.5843

Resumo

Resumo

O presente texto pretende mostrar a relação entre a religião e a paisagem, tendo como referencial o mito das “Bandeiras Verdes” no imaginário do catolicismo popular, que criou e mantém a Romaria do Senhor do Bonfim, em Araguacema, Tocantins. Buscamos discutir o tema religião e paisagem a partir de dados obtidos em trabalho de campo na perspectiva da geografia humanista cultural. A paisagem da Romaria comporta um conjunto de símbolos que representam o universo de significados do catolicismo popular, num jogo que estabelece relações entre o espaço vivido e a memória, onde as imagens tomam o lugar das percepções diretas.

Palavras-chave: Paisagem simbólica; espaço sagrado; catolicismo popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigues Carvalho, Universidade Federal de Goiás

Bacharel e Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA e mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

CARVALHO, José Rodrigues. Paisagens Simbólicas: Catolicismo Popular E O Mito Das “Bandeiras Verdes” Na Romaria Do Senhor Do Bonfim Em Araguacema, Tocantins. Geografares, [S. l.], n. 16, p. 141–167, 2014. DOI: 10.7147/GEO16.5843. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/5843. Acesso em: 26 abr. 2024.