Paisagens Simbólicas: Catolicismo Popular E O Mito Das “Bandeiras Verdes” Na Romaria Do Senhor Do Bonfim Em Araguacema, Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.5843Palavras-chave:
Paisagem simbólica, Espaço sagrado, Catolicismo popularResumo
O presente texto pretende mostrar a relação entre a religião e a paisagem, tendo como referencial o mito das “Bandeiras Verdes” no imaginário do catolicismo popular, que criou e mantém a Romaria do Senhor do Bonfim, em Araguacema, Tocantins. Buscamos discutir o tema religião e paisagem a partir de dados obtidos em trabalho de campo na perspectiva da geografia humanista cultural. A paisagem da Romaria comporta um conjunto de símbolos que representam o universo de significados do catolicismo popular, num jogo que estabelece relações entre o espaço vivido e a memória, onde as imagens tomam o lugar das percepções diretas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).