Ambiente Urbano: Risco, Vulnerabilidade E Cognição Dos Usuários De Áreas Verdes Públicas De Aracaju (SE)

Autores

  • Douglas Vieira Gois UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Miguel Luiz Guimarães de Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Rosemeri Melo e Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO16.5975

Resumo

A luz da teoria dos riscos e vulnerabilidade ambiental, o presente estudo objetiva realizar uma análise sobre a percepção dos usuários das áreas verdes públicas de Aracaju acerca das consequências advindas da irregular distribuição da arborização urbana nesta cidade. Buscou-se abordar a cognição da população como um fator fundamental para legitimação, ou não, das práticas governamentais concernentes as políticas de arborização no espaço urbano aracajuano. Ademais, salienta-se o ato cognitivo como processo fundamental para a tomada de decisão frente aos riscos e vulnerabilidades associados ao ambiente urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Vieira Gois, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe.Bolsista de Iniciação Científica(PIBIC/CNPq). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq/UFS). Realiza pesquisa em Geografia, com ênfase em Biogeografia/Fitogeografia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Caatinga sergipana; Semiárido; Climatologia Dinâmia (Análise Rítmica); Clima Urbano; Bioclimatologia;Fitoindicação; Arborização Urbana e Qualidade Ambiental Urbana

Miguel Luiz Guimarães de Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq/UFS).

Rosemeri Melo e Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Professora Associada doDepartamento de Geografia da UFS. Pós-Doutora em Geografia Física (Biogeografia) pela The University of Queensland, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB), com estágio de doutoramento em Geografia Física e Ordenamento Territorial na Universidde de Lisboa, Portugal. É Membro da ASCI, Membro do Conselho Científico e Pesquisadora FAPITEC(SE), Avaliadora Externa (FFLCH/USP) e Membro do Conselho Editorial da Editora da UFS (EDUFS/SE) e Editora Horizonte (SP). Orienta pesquisas tanto na graduação quanto, como membro permanente, nos Programas de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFS, do qual foi coordenadora (2005-2008). Lidera o Grupo de Pesquisas em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq). Atua em Geografia Física/Biogeografia, principalmente nos temas: Fitoindicação e Mudanças Ambientais, Monitoramento Socioambiental e Políticas Territoriais, Paisagem e Sustentabilidade(s).

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

GOIS, Douglas Vieira; LUIZ GUIMARÃES DE FIGUEIREDO, Miguel; MELO E SOUZA, Rosemeri. Ambiente Urbano: Risco, Vulnerabilidade E Cognição Dos Usuários De Áreas Verdes Públicas De Aracaju (SE). Geografares, [S. l.], n. 16, p. 68–93, 2014. DOI: 10.7147/GEO16.5975. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/5975. Acesso em: 25 abr. 2024.