Resenha Do Livro De Stuart Elden – Terror And Territory: The Spatial Extent Of Sovereignty
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.6378Palavras-chave:
Terror, Território, SoberaniaResumo
O presente texto consiste em uma resenha do livro Terror and territory: the spatial extent of sovereignty (2009) do geógrafo inglês Stuart Elden. Na obra o autor oferece uma abordagem conceitual do território como extensão espacial da soberania política, a qual concebe importância à noção de terror como uma qualidade fundamental do território. Elden constata que através do controle do território, o poder soberano faz uso do monopólio da violência legítima, situação que permite executar o terror como forma punitiva dentro dos limites territoriais reconhecidos. A soberania territorial que o Estado moderno evoca, argumenta Elden, tem se tornado contingente após os ataques terroristas de 11 de Setembro (2001), quando os Estados Unidos deflagrou uma política estatal de “guerra ao terror”, aplicando unilateralmente o direito de intervenção internacional em outros países. Esses fatos, segundo autor, tratam de um processo de reformulação geopolítica pós-fim da Guerra Fria, no qual a “guerra ao terror” compôs o instrumentário político de ação do Estado norte-americano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).