O Aeroporto Internacional de Viracopos e a Indução do Desenvolvimento na Região Metropolitana de Campinas-SP
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.6402Palavras-chave:
Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Regional, Transporte Aéreo e AeroportosResumo
Analisou-se como os municípios da Região Metropolitana de Campinas instituem políticas públicas para internalizar o potencial econômico de Viracopos. Por meio dos referenciais do Direito Administrativo e da Economia Regional foram analisados os Planos Diretores dos 19 municípios da RMC, para compreender como intencionam aproveitar-se de Viracopos para promover desenvolvimento. A maioria dos municípios pretende internalizar o potencial econômico de Viracopos, por meio da atração de empresas sem considerar impactos na região e a dinâmica da economia contemporânea. A ampliação de Viracopos é conduzida sem visão sistêmica do transporte como atividade que agrega valor às mercadorias. Faltam interações com projetos de transporte do governo do estado e com os prefeitos da região. É necessário um Plano Diretor Metropolitano para dar eficácia à gestão de políticas públicas municipais e não comprometer projetos estratégicos de desenvolvimento regional, com intuito de ampliar os efeitos multiplicadores do emprego, da renda e dos tributos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).