Resenha do livro: Paisagem e memória de Simon Schama

Autores

  • Flora Sousa Pidner Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO16.7506

Resumo

A resenha elaborada refere-se à obra Paisagem e Memória do historiador Simon Schama. O livro amplia o diálogo entre Geografia, História e Arte e contribui para as reflexões acerca da memória social e política projetada sobre as paisagens. O autor aborda as apropriações das paisagens (“mata”, “água” e “rocha”) em diversos exemplos históricos, sobretudo os que se referem à construção de nacionalidades como a lituana, a alemã, a inglesa, a italiana e a estadunidense.

 

Palavras-chave: Paisagem, nacionalidade, memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flora Sousa Pidner, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Geógrafa formada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tanto em bacharelado quanto em licenciatura. Mestre em Geografia, com ênfase em Organização do Espaço também pela UFMG. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também sou professora temporária da graduação e membro integrande do Grupo de Pesquisa Produção do Espaço Urbano (PEU). Já fui professora em escolas de Ensino Fundamental e Médio em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

PIDNER, Flora Sousa. Resenha do livro: Paisagem e memória de Simon Schama. Geografares, [S. l.], n. 16, p. 218–225, 2014. DOI: 10.7147/GEO16.7506. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/7506. Acesso em: 19 abr. 2024.