Manoel de Barros: poesia intercessora de geografias menores em vídeo
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO17.8046Resumo
A noção de criação, por entendimento da filosofia de Deleuze e Guattari - como algo que age com/sobre o mundo, de modo a promover alguma diferença - nos empurra a movimentar um conceito específico que tem se debruçado acerca do pensamento espacial na contemporaneidade. Nosso exercício aqui é pensar junto com o conceito de geografias menores2e algumas imagens produzidas por jovens moradores de um bairro, localizado na periferia da cidade de Campinas – SP, em uma oficina de produção de vídeos, onde se utilizou a poética de Manoel de Barros para inventar outras maneiras de grafar o espaço de moradia dos participantes. Entendemos que este conceito nos ajuda a enfrentar alguns problemas e propor outros sentidos/pensamentos para a linguagem do vídeo, sobretudo, deslocando a imagem como representação e do espacial como passível de ser representado.
Palavras-chave: Manoel de Barros; geografias menores; vídeo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).