MANOEL DE BARROS: POESIA INTERCESSORA DE GEOGRAFIAS MENORES EM VÍDEO / Manoel de Barros: Intercessory poetry of smaller geographies in video

Autores

  • Eduardo Oliveira Belleza UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO17.8046

Resumo

A noção de criação, por entendimento da filosofia de Deleuze e Guattari - como algo que age com/sobre o mundo, demodo a promover alguma diferença - nos empurra a movimentar um conceito específico que tem se debruçado acerca dopensamento espacial na contemporaneidade. Nosso exercício aqui é pensar junto com o conceito de geografias menores2e algumas imagens produzidas por jovens moradores de um bairro, localizado na periferia da cidade de Campinas – SP,em uma oficina de produção de vídeos, onde se utilizou a poética de Manoel de Barros para inventar outras maneiras degrafar o espaço de moradia dos participantes. Entendemos que este conceito nos ajuda a enfrentar alguns problemas epropor outros sentidos/pensamentos para a linguagem do vídeo, sobretudo, deslocando a imagem como representaçãoe do espacial como passível de ser representado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

BELLEZA, E. O. MANOEL DE BARROS: POESIA INTERCESSORA DE GEOGRAFIAS MENORES EM VÍDEO / Manoel de Barros: Intercessory poetry of smaller geographies in video. Geografares, [S. l.], n. 17, p. 118–132, 2014. DOI: 10.7147/GEO17.8046. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8046. Acesso em: 13 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos