Imaginação pensante: a cidade de São Paulo e suas geografias
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO17.8058Resumo
Neste artigo as imagens produzidas pelo artista Faco Hamburguer, que utiliza projeções videográficas através de bolhas de sabão, são tomadas como ponto de partida para pensar em outras visualidades possíveis para a cidade de São Paulo. Tais imagens re-existem ao modo padrão de apresentação de paisagens dos grandes centros urbanos e, portanto, criam outras geografias, geografias menores, apontando para outras espacialidades possíveis. Cada imagem cria outros devires do espaço, espaços pensáveis, pois é no momento em que a imagem põe em desvio o que era habitual que o espaço devém o inesperado. As discussões sobre imagem, imaginação e pensamento são delineadas e defende-se uma educação estética em que o que se pensa é o ato de ver e não o objeto visto.
Palavras-chave: imagem; geografias menores; cidade de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).