IMAGINAÇÃO PENSANTE: A CIDADE DE SÃO PAULO E SUAS GEOGRAFIAS / Thinking imagination: the city of São Paulo and its geographies

Autores

  • Suianni Macedo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO17.8058

Resumo

Neste artigo as imagens produzidas pelo artista Faco Hamburguer, que utiliza projeções videográficas através de bolhasde sabão, são tomadas como ponto de partida para pensar em outras visualidades possíveis para a cidade de São Paulo.Tais imagens re-existem ao modo padrão de apresentação de paisagens dos grandes centros urbanos e, portanto,criam outras geografias, geografias menores, apontando para outras espacialidades possíveis. Cada imagem cria outrosdevires do espaço, espaços pensáveis, pois é no momento em que a imagem põe em desvio o que era habitual que oespaço devém o inesperado. As discussões sobre imagem, imaginação e pensamento são delineadas e defende-se umaeducação estética em que o que se pensa é o ato de ver e não o objeto visto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

MACEDO, S. IMAGINAÇÃO PENSANTE: A CIDADE DE SÃO PAULO E SUAS GEOGRAFIAS / Thinking imagination: the city of São Paulo and its geographies. Geografares, [S. l.], n. 17, p. 193–205, 2014. DOI: 10.7147/GEO17.8058. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8058. Acesso em: 13 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos