O que é Extremo Sul da Bahia no século XXI em tempos de globalização? / What is Extreme Southern Bahia in the 21st century in times of globalization?

Autores

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de CERQUEIRA NETO Instituto Federal da Bahia
  • Leonardo Thompson da Silva Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO18.8407

Resumo

A formação de novos estados brasileiro é um tema que está longe de ser uma unanimidade acadêmica, no entanto, a geografia não pode e não deve se esconder desse debate. A grande dimensão territorial de alguns estados e a ineficiência governamental têm se constituído em obstáculos para a integração regional. A quebra de hierarquia dos lugares e a globalização são componentes que exercem forte influência no processo de fragmentação dos territórios. A reflexão que apresento neste artigo é parte do resultado da minha tese de doutorado sobre a dinâmica geográfica do Extremo Sul da Bahia. Evidentemente que não se pode uniformizar as dinâmicas estaduais, mas, percebe-se que está cada vez mais difícil para algumas unidades federais manter suas regiões dentro de um modelo de administração que é altamente concentrador e, por conseguinte excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de CERQUEIRA NETO, Instituto Federal da Bahia

Professor e Pesquisador do Instituto Federal da Bahia. Doutor em Geografia (UFS, 2009). Pós Doutor em Antropologia Urbana (UFBA, 2014). Avaliador de Cursos Superiores pelo INEP. Atualmente Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional (CNPq/IFBA). Membro do Grupo de Pesquisa PACTO - Estudos em Antropologia da Política do Direito. Membro do Centro de Psicopolítica e Gestão Mental-CPGM/Escola de Comunicação/UFRJ. Membro do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito - DECIDe - CES / Universidade de Coimbra. Desenvolvo análises em Geografia Regional, Geografia Humana, Globalização e fragmentações do território e Antropologia Urbana. Atualmente realiza um estágio pós-doutoral (Bolsa CAPES) na Universidade de Coimbra - Portugal - sobre Globalização e Território, tendo como base de análise as visões de Milton Santos e Boaventura de Sousa Santos, com a supervisão de Boaventura de Sousa Santos

Leonardo Thompson da Silva, Instituto Federal da Bahia

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2013). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia (2006). Bacharel Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA - Campus Porto Seguro em regime de Dedicação Exclusiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - GPDR, certificado pelo IFBA/CNPq. Tem experiência na área de Geografia, Turismo, Educação e Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Desenvolvimento Regional, Regionalização do Ensino Técnico, Análise de Transformações Socioespaciais Locais/Regionais e Gestão de Impactos da Atividade Turística.

Downloads

Publicado

12-02-2016

Como Citar

CERQUEIRA NETO, Sebastião Pinheiro Gonçalves de; SILVA, Leonardo Thompson da. O que é Extremo Sul da Bahia no século XXI em tempos de globalização? / What is Extreme Southern Bahia in the 21st century in times of globalization?. Geografares, [S. l.], n. 18, p. 23 a 37, 2016. DOI: 10.7147/GEO18.8407. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8407. Acesso em: 26 abr. 2024.