A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial

Autores

  • Victor Loback Universidade Federal Fluminense, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0001-6596-3674
  • Amélia Cristina Alves Bezerra Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO27.20578

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Colonialidade do Saber, Livros Didáticos

Resumo

Neste artigo buscamos verificar como a Colonialidade do Saber atravessa a Geografia que se produz na Escola, especialmente no que diz respeito à formação territorial do Brasil. Para tanto, iniciamos apresentando uma breve reflexão teórica sobre o pensamento descolonial e o currículo escolar; posteriormente, discutimos as narrativas contidas em livros didáticos sobre o tema; em seguida, traremos relatos de cinco professores de Geografia do estado do Rio de Janeiro para compreendermos como lidam com as abordagens contidas em materiais didáticos; concluímos traçando desafios para construção de uma educação descolonial.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Loback, Universidade Federal Fluminense, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Doutorando em Educação, com bolsa CAPES, na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde obteve título de mestre em Educação e licenciatura em Geografia. Professor I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

Amélia Cristina Alves Bezerra, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Atua, principalmente, com o Estágio supervisionado e a Formação de Professores; Geografias Escolares; Cidade, suas diferentes linguagens e processos formativos.

Downloads

Publicado

28-11-2018

Como Citar

LOBACK, Victor; BEZERRA, Amélia Cristina Alves. A formação territorial do Brasil nos livros didáticos de geografia: em busca de uma análise descolonial . Geografares, [S. l.], n. 27, p. 103–120, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.20578. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/20578. Acesso em: 29 mar. 2024.