O ser do animal segundo Martin Heidegger

Autores

  • Jean Calmon Modenesi Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
  • Conrado Vasconcelos Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO27.21418

Palavras-chave:

Martin Heidegger, natureza, Dasein, ser do animal, tempo, ubiquidade

Resumo

O presente artigo tem o propósito de apresentar os principais conceitos criados pelo filósofo Martin Heidegger a respeito do ser do animal, bem como, através da interligação e da articulação entre os referidos conceitos, demonstrar a hipótese segundo a qual o ser do animal possui uma temporalidade caracterizada tanto pela ausência de presente quanto pela ubiquidade entre o futuro e o passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Calmon Modenesi, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Deleuze/Guattari e Foucault, elos e ressonâncias, vinculado à UNESP; Doutor em Ciência da Literatura/Teoria Literária pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Mestre em Ciência da Literatura/Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES; Graduação (incompleta) em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES; autor do livro O Dom Quixote de Foucault (Ed. E-paper, 2003) e da Tese de Doutorado HomemTempo. Desde 2016, realiza o projeto de Pós-Doutorado EcoFilosofia: Deleuze/Guattari e Heidegger - diálogo virtual, vinculado ao CNPQ/FAPES/UFES.

 

Conrado Vasconcelos, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Estudante de graduação do curso de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Estudante/bolsista ICT selecionado para participar do projeto de Pós-Doutorado EcoFilosofia: Deleuze/Guattari e Heidegger - diálogo virtual, vinculado ao CNPQ/FAPES/UFES, sob a orientação do Prof. Dr. Jean Calmon Modenesi.

Downloads

Publicado

28-11-2018

Como Citar

MODENESI, Jean Calmon; VASCONCELOS, Conrado. O ser do animal segundo Martin Heidegger . Geografares, [S. l.], n. 27, p. 222–242, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.21418. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/21418. Acesso em: 28 mar. 2024.