Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar

Autores/as

  • Ruth Emília Nogueira Universidade Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO12.3194

Resumen

Os acontecimentos, os fatos, as coisas, os episódios, as catástrofes, as intervenções, as ações, acontecem em algum lugar em um determinado tempo. Há um espaço e um tempo onde o ser humano se dá conta de existir, de viver. No contexto desse texto, tempo-espaço-ação serão assim significados: O espaço é o da escola informatizada, com acesso à rede mundial de computadores, no tempo da sociedade da informação e da exclusão social e, forçadamente, da inclusão digital e educacional. O que se espera que aí aconteça? Ensino e aprendizagem do espaço geográfico e sua representação utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TICs) de forma inclusiva. Para discutir o entrelaçado destes temas são encadeados quatro tópicos. No primeiro são tecidas considerações sobre a sociedade no tempo que se vive. No segundo, sobre o espaço escolar e as TICs, depois, o professor frente às TICs e a inclusão educacional. Dedica-se um item para tratar da Cartografia Escolar, a internet e a inclusão. É utilizado o portal do LabTATE para exemplificar o planejamento de atividades neste contexto.  De certo modo, nada de novo é apresentado, mas, abordado, quem sabe, de maneira diferente daquela que se encontra na literatura acadêmica. Passeia-se pela sociedade, entra-se na escola e busca-se o professor para chegar à questão da Cartografia Escolar e às TICs e a inclusão educacional.


Palavras Chave: Internet; Cartografia Escolar; Inclusão educacional.

 

DOI: 10.7147/GEO12.3194

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Publicado

28-06-2012

Cómo citar

NOGUEIRA, Ruth Emília. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), inclusão e cartografia escolar. Geografares, Vitória, Brasil, n. 12, p. 228–257, 2012. DOI: 10.7147/GEO12.3194. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3194. Acesso em: 22 dic. 2024.