Usos e Potencialidades da Cachoeira do Córrego da Caçada (Ituiutaba, MG) Para o Lazer e o Turismo de Natureza.

Autores/as

  • Anderson Pereira Portuguez Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Bárbara Luísa Martins Mariano de Souza

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO13.3418

Resumen

Este trabalho buscou analisar os usos e potencialidades de lazer e do turismo de natureza na Cachoeira do Córrego da Caçada em Ituiutaba - MG. Para tanto, observou-se o potencial turístico da queda d’água a partir dos seguintes critérios: distância da queda até o centro da cidade; facilidade de acesso; tipo de propriedade; riqueza da cobertura vegetal do entorno; altura da queda; qualidade visual da água; atividades esportivas possíveis e outras. A Cachoeira do Córrego da Caçada apresenta potencial para o turismo de natureza, porém o que se pode dizer que ocorre hoje no local é lazer em ambiente natural. A visitação à queda d'água poderia enriquecer o “Circuito Turístico Águas do Cerrado”, pois conta com viabilidades ecoturística, geoturística e de turismo rural. Contudo, para que o local passe a fazer parte de um circuito turístico faz-se necessário o aprimoramento da infra-estrutura local e a capacitação dos envolvidos na recepção dos visitantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Pereira Portuguez, Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia.

Graduado em Geografia pela UFES (1993), Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Geografia pela Universidad Complutense de Madrid (2010).

Publicado

20-12-2012

Cómo citar

PORTUGUEZ, Anderson Pereira; DE SOUZA, Bárbara Luísa Martins Mariano. Usos e Potencialidades da Cachoeira do Córrego da Caçada (Ituiutaba, MG) Para o Lazer e o Turismo de Natureza. Geografares, Vitória, Brasil, n. 13, p. 192–223, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.3418. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3418. Acesso em: 27 nov. 2024.