Ambiente Urbano: Risco, Vulnerabilidade E Cognição Dos Usuários De Áreas Verdes Públicas De Aracaju (SE)

Autores/as

  • Douglas Vieira Gois UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Miguel Luiz Guimarães de Figueiredo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Rosemeri Melo e Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO16.5975

Resumen

A luz da teoria dos riscos e vulnerabilidade ambiental, o presente estudo objetiva realizar uma análise sobre a percepção dos usuários das áreas verdes públicas de Aracaju acerca das consequências advindas da irregular distribuição da arborização urbana nesta cidade. Buscou-se abordar a cognição da população como um fator fundamental para legitimação, ou não, das práticas governamentais concernentes as políticas de arborização no espaço urbano aracajuano. Ademais, salienta-se o ato cognitivo como processo fundamental para a tomada de decisão frente aos riscos e vulnerabilidades associados ao ambiente urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Vieira Gois, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe.Bolsista de Iniciação Científica(PIBIC/CNPq). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq/UFS). Realiza pesquisa em Geografia, com ênfase em Biogeografia/Fitogeografia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Caatinga sergipana; Semiárido; Climatologia Dinâmia (Análise Rítmica); Clima Urbano; Bioclimatologia;Fitoindicação; Arborização Urbana e Qualidade Ambiental Urbana

Miguel Luiz Guimarães de Figueiredo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq/UFS).

Rosemeri Melo e Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Professora Associada doDepartamento de Geografia da UFS. Pós-Doutora em Geografia Física (Biogeografia) pela The University of Queensland, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB), com estágio de doutoramento em Geografia Física e Ordenamento Territorial na Universidde de Lisboa, Portugal. É Membro da ASCI, Membro do Conselho Científico e Pesquisadora FAPITEC(SE), Avaliadora Externa (FFLCH/USP) e Membro do Conselho Editorial da Editora da UFS (EDUFS/SE) e Editora Horizonte (SP). Orienta pesquisas tanto na graduação quanto, como membro permanente, nos Programas de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFS, do qual foi coordenadora (2005-2008). Lidera o Grupo de Pesquisas em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/CNPq). Atua em Geografia Física/Biogeografia, principalmente nos temas: Fitoindicação e Mudanças Ambientais, Monitoramento Socioambiental e Políticas Territoriais, Paisagem e Sustentabilidade(s).

Publicado

07-07-2014

Cómo citar

GOIS, Douglas Vieira; LUIZ GUIMARÃES DE FIGUEIREDO, Miguel; MELO E SOUZA, Rosemeri. Ambiente Urbano: Risco, Vulnerabilidade E Cognição Dos Usuários De Áreas Verdes Públicas De Aracaju (SE). Geografares, Vitória, Brasil, n. 16, p. 68–93, 2014. DOI: 10.7147/GEO16.5975. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/5975. Acesso em: 17 jul. 2024.