CARACTERIZAÇÃO LITOESTRATIGRÁFICA E GEOTÉCNICA E CORRELAÇÕES COM A OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE MOVIMENTO DE MASSA EM TALUDE DA FORMAÇÃO BARREIRAS (CARIACICA-ES)

Autores/as

  • Luiza Leonardi Bricalli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO19.8831

Resumen

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os aspectos litoestratigráficos e geotécnicos, afim de correlacioná-los à ocorrência do processo de movimento de massa  (deslizamento) no talude da Formação Barreiras (Cariacica-ES). A base metodológica utilizada foi:execução de Sondagem à Percussão Standard Penetration Test (SPT); análises das camadas estratigráficas; elaboração de perfis geológicos; realização de análises de granulometria, compactação, limite de liquidez e de plasticidade e cisalhamento. Foi possível estabelecer os fatores de Instabilidade do talude e identificar a superfície de Ruptura do Deslizamento, identificando 2 (dois) níveis litoestratigráficos:i)um conjunto de camadas de material fino (argilito),em sua porção superior e; ii) um conjunto de camadas de material mais grosseiro (arenitos). Ambos os pacotes apresentam fatores de segurança abaixo de 1.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza Leonardi Bricalli, Universidade Federal do Espírito Santo

Departamento de Geografia

Publicado

20-07-2015

Cómo citar

BRICALLI, Luiza Leonardi. CARACTERIZAÇÃO LITOESTRATIGRÁFICA E GEOTÉCNICA E CORRELAÇÕES COM A OCORRÊNCIA DE PROCESSOS DE MOVIMENTO DE MASSA EM TALUDE DA FORMAÇÃO BARREIRAS (CARIACICA-ES). Geografares, Vitória, Brasil, n. 19, p. 3–27, 2015. DOI: 10.7147/GEO19.8831. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8831. Acesso em: 7 jul. 2024.