Subvertendo a cartografia escolar no Brasil

Auteurs

  • Jörn Seemann

DOI :

https://doi.org/10.7147/GEO12.3191

Résumé

O presente artigo apresenta idéias sobre como repensar a cartografia para a escola. Aportes filosóficos e teóricos para uma cartografia crítica na prática são propostos. O exemplo da arte com mapas é usado como ponto de partida para refletir sobre novos caminhos na disciplina. Essa abordagem alternativa do estudo de mapas é ilustrado através de diversos exemplos da sala de aula (exercícios com mapas mentais, imagens na internet e a leitura crítica de livros didáticos de geografia). Argumenta-se que a cartografia não serve apenas para fazer a guerra, mas também para formar cidadãos.


Palavras-chave: cartografia crítica; mapas na arte; cartografia na sala de aula.

DOI: 10.7147/GEO12.3191

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Publiée

28-06-2012

Comment citer

SEEMANN, Jörn. Subvertendo a cartografia escolar no Brasil. Geografares, Vitória, Brasil, n. 12, p. 138–174, 2012. DOI: 10.7147/GEO12.3191. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/3191. Acesso em: 21 nov. 2024.