Mecanismo de Superación de Identidad Social Negativa Y Legitimación Del Sistema Y Del Estigma en la Población El Castillo, La Pintana, Chile.
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO22.14752Resumo
Esta é uma pesquisa que explorou os mecanismos de superação identidade social negativa, utilizado pelos habitantes da aldeia El Castillo, em Santiago do Chile. As implicações desses mecanismos na legitimação da ordem social são analisados. Metodologicamente é um estudo exploratório em que trabalhou com entrevistas abertas que foram analisados a partir da análise do discurso social. Os resultados mostram a existência de mecanismos cognitivos individuais que legitimam o estereótipo dos criminosos e de traficante de drogas; também produz uma visão dicotômica dos habitantes com base em uma escolha de envolvimento ou desenraizamento com o território.
Palavras-Chave: identidade social negativa, o estigma, a justificação do sistema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).