Transformações, permanências e desafios na mobilidade espacial metropolitana: movimentos pendulares na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV)

Autores

  • Pablo Lira Instituto Jones Santos Neves - IJSN Universidade Vila Velha - UVV http://orcid.org/0000-0002-2643-5219
  • Aurélia H. Castiglioni Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Pablo Jabor Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN Faculdade Estácio de Sá de Vitória - FESV
  • Fábio Colatto Universidade Vila Velha - UVV

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO24.16874

Resumo

No cenário atual de expansão, interação e complementaridade das unidades que formam as aglomerações urbanas, intensificam-se as formas de mobilidade interurbana que não implicam em mudança de residência e que se caracterizam por sua regularidade. Este estudo analisa os movimentos pendulares para estudo e trabalho na RMGV, buscando investigar transformações, permanências e desafios da mobilidade espacial na região nas últimas décadas. São utilizadas várias fontes de dados e informações, em especial os dados censitários produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tratados por métodos estatísticos para a construção de indicadores e pela aplicação do Sistema de Informação Geográfica para a representação cartográfica. A RMGV, que concentra população e infraestruturas sociais e produtivas, se destaca pelo dinamismo dos movimentos pendulares. A reprodução interna das diferenças socioeconômicas resulta em fluxos fortemente direcionados para o Polo Vitória, seguido por Vila Velha, Serra e Cariacica, que apresentam elevado nível de integração na dinâmica metropolitana.

Palavras-chave: Movimentos pendulares; Processo de metropolização; Desigualdades socioespaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Lira, Instituto Jones Santos Neves - IJSN Universidade Vila Velha - UVV

Doutorando em Geografia (PPGGEO/UFES); Pesquisador da carreira de Especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Professor da Universidade Vila Velha (UVV); Coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles. Trabalha com temas do campo da Metropolização e Geografia do Crime. 

Aurélia H. Castiglioni, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutora em Demografia pela Universidade Católica de Louvain. Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGGEO/UFES). Trabalha com temas do campo da Demografia, em particular a migração, a imigração italiana, os processos de transição e o envelhecimento populacional.

Pablo Jabor, Instituto Jones dos Santos Neves - IJSN Faculdade Estácio de Sá de Vitória - FESV

Doutorando em Geografia (PPGGEO/UFES); Pesquisador da carreira de Especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Professor Faculdade Estácio de Sá de Vitória (FESV). Trabalha com temas do campo das Geotecnologias.

Fábio Colatto, Universidade Vila Velha - UVV

Mestrando em Segurança Pública (PPGSPo/UVV)

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

LIRA, Pablo; CASTIGLIONI, Aurélia H.; JABOR, Pablo; COLATTO, Fábio. Transformações, permanências e desafios na mobilidade espacial metropolitana: movimentos pendulares na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV). Geografares, Vitória, Brasil, n. 24, p. 58–80, 2017. DOI: 10.7147/GEO24.16874. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/16874. Acesso em: 22 nov. 2024.