Uma análise da dicotomia entre urbanização e meio ambiente no município de Porto Seguro/BA

Autores

  • Sebastião Pinheiro Gonçalves de CERQUEIRA NETO Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO11.1724

Resumo

As discussões sobre desenvolvimento e a preservação dos elementos naturais de uma paisagem se ramificam por diversas áreas do conhecimento tendo como palco para as análises teóricas e vivências sociais o espaço geográfico; e uma das variáveis que produz questionamentos sobre esta dicotomia é a urbanização. Os espaços livres não diminuíram apenas nas grandes cidades ou nas cidades regionais, também são cada vez menores em cidades médias ou pequenas. O município de Porto Seguro, na Bahia, se urbaniza horizontal e verticalmente, com um planejamento espacial fraco diante dos novos setores econômicos que transformam a sua morfologia. Este artigo é o resultado de uma reflexão apresentada na tese de doutorado intitulada Do isolamento regional à globalização: contradições sobre o desenvolvimento do Extremo Sul da Bahia que oferece uma percepção ambiental sobre a urbanização num espaço que desde o século XVI sofre uma constante metamorfose.

Palavras chave: Urbanização, Porto Seguro e Natureza.

10.7147/GEO11.1724

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Pinheiro Gonçalves de CERQUEIRA NETO, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em geografia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (1996), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2009), onde defendi uma tese intitulada DO ISOLAMENTO REGIONAL À GLOBALIZAÇÃO: CONTRADIÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO EXTREMO SUL DA BAHIA. Atualmente, professor do Instituto Federal da Bahia

Downloads

Publicado

13-06-2012

Como Citar

CERQUEIRA NETO, Sebastião Pinheiro Gonçalves de. Uma análise da dicotomia entre urbanização e meio ambiente no município de Porto Seguro/BA. Geografares, Vitória, Brasil, n. 11, p. 60–86, 2012. DOI: 10.7147/GEO11.1724. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/1724. Acesso em: 14 jan. 2025.