“O lucro entra pelo cano”: a produção de saneamento básico via Parceria Público-Privada (PPP) como estratégia de captação de renda na produção do espaço urbano de Serra (ES)

Autores

  • Vanderson Moreira Silva Alves Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carlos Teixeira de Campos Júnior Departamento de Geografia / Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO27.21567

Palavras-chave:

produção do espaço, financeirização, saneamento básico, Serra, Espírito Santo, Brasil

Resumo

O artigo discute a produção do espaço urbano, considerando a produção de infraestruturas de esgotamento sanitário na forma de Parceria Público-Privada (PPP). Busca-se compreender as estratégias de apropriação de renda sob esta nova forma de se produzir o espaço da cidade. A análise recai sobre o período atual do capitalismo, marcado pela financeirização da economia, conforme Chesnais (2005). O objetivo é discutir os mecanismos de apropriação de renda por meio da construção de infraestrutura para o saneamento básico via Parceria Público-Privada e as transformações socioespaciais que decorrem desta forma de se produzir o espaço urbano do município de Serra (ES).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderson Moreira Silva Alves, Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo ligado ao Laboratório Ambiente, Trabalho e Técnica (LabATT) e membro do grupo Estudos Urbanos e Regionais.

Carlos Teixeira de Campos Júnior, Departamento de Geografia / Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

28-11-2018

Como Citar

ALVES, Vanderson Moreira Silva; CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira de. “O lucro entra pelo cano”: a produção de saneamento básico via Parceria Público-Privada (PPP) como estratégia de captação de renda na produção do espaço urbano de Serra (ES) . Geografares, [S. l.], n. 27, p. 243–266, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.21567. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/21567. Acesso em: 29 mar. 2024.