Processo formativo-reflexivo para o uso racional de medicamentos nos assentamentos do município de Pontão/RS: o relato de uma experiência a luz dos ensinamentos freireanos
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v6i10.17508Resumo
Resumo: Este relato de experiência descreve a vivência de um grupo de pessoas formado por acadêmicos do curso de Medicina da UFFS/Campus Passo Fundo, docentes, colaborador técnico-administrativa e preceptor do município de Pontão-RS, em um projeto de extensão com foco no uso racional de medicamentos para uma população de assentados desse município. Para os trabalhos foi utilizada uma forma específica de metodologia com base nos ensinamentos freireanos, o que fundamentou teoricamente a atividade. As atividades foram desenvolvidas ao longo de seis encontros com a população selecionada, em um espaço comunitário dentro do assentamento da antiga Fazenda Anonni, onde foram trabalhados os temas relacionados ao uso racional dos medicamentos. A vivência evidenciou a necessidade de uma abordagem continuada pelos profissionais de saúde acerca da importância do uso racional de medicamentos e dos perigos da automedicação. Durante o desenvolvimento das atividades do projeto foram sendo adaptadas a dinâmica e a linguagem utilizada para que se obtivesse o máximo de participação dos assentados. Concluímos que o desenvolvimento desse projeto de extensão possibilitou uma efetiva comunicação com a comunidade dos assentados, permitindo uma troca de saberes onde conseguimos conhecer um pouco mais sobre a realidade de vida e suas percepções sobre o uso dos medicamentos, bem como, construir conjuntamente conhecimento acerca dos temas propostos. Nesse mesmo sentido foi constada a importância da utilização do processo formativo reflexivo defendido por Freire para a formação de uma consciência sobre o uso racional dos medicamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).