Oficina sobre higiene das mãos e bucal para crianças em um projeto de extensão universitária
Relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.31713Palavras-chave:
educação; lavagem de mãos; saúde bucal; crianças.Resumo
O objetivo do presente estudo é relatar o desenvolvimento de uma oficina educativa sobre higiene das mãos e bucal para crianças, em uma atividade extensionista. A oficina educativa sobre higiene das mãos e bucal foi desenvolvida para crianças entre 3 e 12 anos no município de Teixeira Soares-PR, em 2019, durante uma Operação Rondon da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A oficina foi elaborada e realizada por três acadêmicos de Odontologia sob supervisão de dois docentes. Para alcançar habilidades ao público-alvo, ao nível cognitivo (conhecimento), foi planejada abordagem dialógica e em nível psicomotor (habilidades técnicas), um momento prático supervisionado. Aproximadamente trinta crianças participaram da oficina, e a atividade foi dividida em três grupos, tentando deixar o grupo mais homogêneo por faixa etária, pois mesmo utilizando os mesmos recursos didáticos, a linguagem e abordagem foram readequadas. A atividade capacitou as crianças sobre informações de saúde bucal pertinentes à faixa etária, bem como motivá-las na realização da higiene das mãos e boca com técnicas adequadas. A experiência possibilitou desenvolvimento de materiais com recursos recicláveis, interativos e de baixo custo, com uma formação acadêmica humanizada e articulada à comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).