SAÚDE BUCAL MATERNO-INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i13.31040Resumo
O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma oficina realizada durante a Operação Rondon 2018, abordando a importância da extensão universitária para a formação enquanto acadêmico e como futuro profissional. A ação extensionista foi planejada e desenvolvida em uma unidade de saúde no município de Porto Amazonas–PR, Brasil, por uma acadêmica e professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A ação foi motivada a partir do diagnóstico de baixos índices de assiduidade no acompanhamento odontológico pré-natal por parte das gestantes, e baixa adesão das mães na questão de higiene bucal dos filhos. A partir dessas informações, a aluna de odontologia elaborou uma dinâmica com o intuito de investigar o conhecimento das mulheres participantes, acerca da importância de um acompanhamento odontológico pré-natal, os cuidados com os dentes decíduos, até a dentição permanente de seus filhos. Foram feitos alguns questionamentos a elas de forma aleatória, e posteriormente discutidos afim de ampliar saberes. A experiência foi exitosa, demonstrada pela participação e curiosidade das 70 participantes. Dessa forma, pôde-se perceber que ações extensionistas são ricas em diversidade cultural, desenvolve senso crítico para resolver questões regionais, e trazem benefícios diretos para a comunidade. Dessa forma, somam-se na constituição dos sujeitos como cidadãos, profissionais, e é um diferencial na formação acadêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).