Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em uma maternidade paranaense
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i12.21451Resumo
A utilização de técnicas complementares durante o trabalho de parto e puerpério promove assistência humanizada, permite a visão holística e integrada da mulher. O presente estudo teve por objetivo relatar os efeitos da terapia de escalda pés, associada à música, aromaterapia e massagem relaxante para os pés, realizadas em parturientes e puérperas de alto risco. Trata-se de um estudo transversal, com entrevistas e análise de prontuários das parturientes e puérperas institucionalizadas em uma maternidade escola, que é referência para alto risco no Norte do Paraná. Estas mulheres foram admitidas entre julho e dezembro de 2017. Os dados foram coletados e analisados por meio de média simples. O projeto seguiu a regulamentação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Foram atendidas 132 mulheres, e oferecido um momento de relaxamento associado ao alívio da dor, diminuição do estresse e ansiedade, percepção mais positiva com a experiência do parto, melhora da sensação de bem-estar e fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Esta prática simples e de baixo custo também contribuiu com a formação do novo perfil de profissionais, e a médio prazo contribuirá para a redução dos índices de cesárea, e consequentemente colaborarão com a melhora dos indicadores materno e infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).