A escola e a educação em Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v1i1.10083Resumo
Em que pese a educação em Direitos humanos (eDh) não depender exclusivamente da educação formal, é inegável a centralidade da escola na formação dos sujeitos para a cidadania e os direitos humanos. o plano nacional de direitos humanos - pnDh 3, o plano nacional de educação em Direitos humanos – pneDh, e as recentes Diretrizes Curriculares nacionais para a educação em Direitos humanos, pavimentam o caminho para que o estado brasileiro assuma os compromissos constitucionais e internacionais com a efetivação dos direitos humanos. o artigo aborda aspectos do papel da escola na promoção da eDh sob a luz dos princípios estabelecidos nas normas ora referidas, quais sejam (i) a dignidade humana; (ii) a igualdade de direitos; (iii) o reconhecimento e a valorização das diferenças e diversidades; (iv) a laicidade do estado; (v) a democracia na educação; (vi) a transversalidade, vivência e globalidade; e (vii) a sustentabilidade socioambiental.Downloads
Referências
AHLMARK, Per et al. Imaginar a Paz. Brasília, Unesco, Paulus Editora, 2006.
BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos, Vol. II, 2009. Disponível em http://www.redhbrasil.net/educacao_em_direitos_humanos.php. Acesso em 06/07/2012.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo, 18/02/2000. Disponível em www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm. Acesso em 06/07/2012.
Brasil. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em http://portal.mj.gov.br/sedh/edh/pnedhpor.pdf. Consulta em 08/07/2012.
Brasil. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3). SDH/PR: Brasília, 2010. 228 p. Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos, p 149, Diretrizes 18 a 22.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 1/2012 e Parecer CNE/CP Nº 8/2012. Disponíveis em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12812&Itemid=866. Consulta em 08/07/2012.
CARBONARI, Paulo César Carbonari. Manifesto de Apoio ao 3º PNDH. Disponível em http://www.andhep.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=79&Itemid=81. Consulta em 08/07/2012.
CASTILHO, Ela Wiecko V. de. O Papel da Escola para Educação Inclusiva. PGr/MPF. Disponível em: http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/pessoa-com-deficiencia/papel-escola-educacao-inclusiva.
NASCIMENTO, F.C.F. Da escola ao espaço educativo: o novo sentido pedagógico. Retratos da Escola/CNTE, Brasília, v. 3, nº 5, p. 375-388, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista de Extensão Guará

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).