Microplásticos no corpo humano: um percurso investigativo no ensino médio para despertar a consciência ambiental
Microplastics in the human body: an investigative path in high school to raise environmental awareness
DOI:
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47002Palavras-chave:
microplásticos, ensino de Biologia, alfabetização científica, metodologias ativas, Ensino por investigaçãoResumo
Este relato de experiência descreve uma sequência didática investigativa aplicada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Espírito Santo, com foco na problemática dos microplásticos no corpo humano. A proposta partiu da questão norteadora “Como os microplásticos chegam ao nosso corpo?”, articulando conteúdos de ecologia, saúde pública e educação ambiental. A metodologia envolveu três etapas principais: tempestade de ideias, para levantamento de hipóteses iniciais; sala de aula invertida, em que os estudantes realizaram pesquisas em diferentes fontes de informação e apresentaram resultados em sala; e produção de infográficos, visando à sistematização e expressão criativa do conhecimento construído. A análise qualitativa dos dados, com base na técnica dos Núcleos de Significação, revelou três eixos interpretativos: perplexidade diante do invisível, quando os alunos demonstraram surpresa ao reconhecer a possibilidade de contaminação interna por microplásticos; o corpo como espaço de contaminação, à medida que associaram o tema ao cotidiano e à própria saúde; e responsabilidade crítica, com indícios de postura reflexiva e propositiva frente ao problema ambiental. Os resultados evidenciam que o ensino por investigação promoveu maior engajamento, protagonismo discente e apropriação crítica de conceitos científicos, ainda que tenham sido identificadas lacunas na mobilização de noções já trabalhadas, como a bioacumulação. Conclui-se que a experiência contribuiu para a alfabetização científica ao estabelecer conexões significativas entre ciência, ambiente e sociedade, reforçando a importância de metodologias ativas no ensino de Biologia para a formação de sujeitos críticos e responsáveis.
Referências
1. AGUIAR WE, OZELLA S. A técnica dos núcleos de significação: uma proposta metodológica para a pesquisa qualitativa. In: LANE STM (Org.). Psicologia social: o homem em movimento, 10.ed., São Paulo: Brasiliense, 2013, p.179-201.
2. AUSUBEL DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003, p.1-19.
3. BOUWMEESTER H, HOLLMAN PCH, PETERS RJB. Potential health impact of environmentally released micro- and nanoplastics in the human food production chain: experiences from nanotoxicology. Environ. sci. technol 49(15): 8932-8947, 2015.
4. CARVALHO AMP, AZEVEDO MCPS, NASCIMENTO VB, CAPPECHI MCM, VANNUCCHIC AI, CASTRO RS, PIETROCOLA M, VIANNA DM, ARAÚJO RS. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO AMP (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
5. CARVALHO AMP, GIL-PÉREZ D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações, 10.ed., São Paulo: Cortez, 2011, 127p.
6. CRUZ KLM, MOURA LP, SOUSA SM, LUSTOSA GS. O uso do grupo de discussão como metodologia no ensino de biologia. Anais V CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48382. Acesso em 26 de janeiro de 2025.
7. GRANADO GCS. Brainstorming e a aplicação do modelo clássico. Rev Cient Multidiscipl Núcleo do Conhecimento 18(10): 05-20, 2020.
8. MORAN JM. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v2: 15-33, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 30/11/2024. Acesso em 14 de maio de 2025.
9. RICKLEFS RE. A Economia da Natureza, 6.ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, 572p.
10. PRATA JC, COSTA JP, LOPES I, DUARTE AC, ROCHA-SANTOS T. Airborne microplastics: consequences to human health. Environ. pollut 234: 115-126, 2018.
11. SASSERON LH, CARVALHO AMP. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Invest Ensino Ciênc 13(3): 333-352, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa da Penha Gomes Salarolli, Dalana Campos Muscardi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.