Microplásticos no corpo humano: um percurso investigativo no ensino médio para despertar a consciência ambiental

Microplastics in the human body: an investigative path in high school to raise environmental awareness

Autores

  • Vanessa da Penha Gomes Salarolli Profbio/Ceunes/Ufes https://orcid.org/0009-0009-1868-8484
  • Dalana Campos Muscardi Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47002

Palavras-chave:

microplásticos, ensino de Biologia, alfabetização científica, metodologias ativas, Ensino por investigação

Resumo

Este relato de experiência descreve uma sequência didática investigativa aplicada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Espírito Santo, com foco na problemática dos microplásticos no corpo humano. A proposta partiu da questão norteadora “Como os microplásticos chegam ao nosso corpo?”, articulando conteúdos de ecologia, saúde pública e educação ambiental. A metodologia envolveu três etapas principais: tempestade de ideias, para levantamento de hipóteses iniciais; sala de aula invertida, em que os estudantes realizaram pesquisas em diferentes fontes de informação e apresentaram resultados em sala; e produção de infográficos, visando à sistematização e expressão criativa do conhecimento construído. A análise qualitativa dos dados, com base na técnica dos Núcleos de Significação, revelou três eixos interpretativos: perplexidade diante do invisível, quando os alunos demonstraram surpresa ao reconhecer a possibilidade de contaminação interna por microplásticos; o corpo como espaço de contaminação, à medida que associaram o tema ao cotidiano e à própria saúde; e responsabilidade crítica, com indícios de postura reflexiva e propositiva frente ao problema ambiental. Os resultados evidenciam que o ensino por investigação promoveu maior engajamento, protagonismo discente e apropriação crítica de conceitos científicos, ainda que tenham sido identificadas lacunas na mobilização de noções já trabalhadas, como a bioacumulação. Conclui-se que a experiência contribuiu para a alfabetização científica ao estabelecer conexões significativas entre ciência, ambiente e sociedade, reforçando a importância de metodologias ativas no ensino de Biologia para a formação de sujeitos críticos e responsáveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa da Penha Gomes Salarolli, Profbio/Ceunes/Ufes

    Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Biológicas pela Faculdade Salesiana de Vitória - FSV (2009). Durante a graduação estagiou em projetos de pesquisa no Centro de Pós graduação em Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo e trabalhou como voluntária em Projetos de Educação Ambiental. Pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Vale do Cricaré - ES (2010). Pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental (2011).

  • Dalana Campos Muscardi, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Educação e Ciências Humanas

    Sou Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2005). Mestre em Solos e Nutrição de Plantas (2008) e Doutora em Entomologia (2013) pela mesma universidade. Tenho experiência em ensino na educação básica e em curso de graduação e pós-graduação em meio ambiente. Atualmente integro o corpo docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, da Universidade Federal do Espírito Santo/Campus São Mateus. Atualmente, minha linha de pesquisa é em Ensino de Ciências e Biologia em diálogo com a Educação do Campo, abarcando temas como ensino aprendizagem, abordagem temática, Educação do Campo, Ensino de Biologia e Pedagogia da Alternância.

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

Microplásticos no corpo humano: um percurso investigativo no ensino médio para despertar a consciência ambiental: Microplastics in the human body: an investigative path in high school to raise environmental awareness. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 32-50. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47002

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