Ensino da expressão gênica: um relato de experiência com abordagem investigativa
Teaching gene expression: an experience report with an investigative approach
DOI :
https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47004Mots-clés :
atividade investigativa, ensino de biologia, genética, metodologias ativas, ensino médioRésumé
O ensino de áreas como Genética e Biologia Molecular, enfrenta desafios significativos no contexto educacional atual, especialmente quanto à compreensão de temas considerados complexos como a expressão gênica. Educadores necessitam atualizar suas práticas pedagógicas para promover um aprendizado mais significativo, que vá além da mera transmissão de informações. A complexidade dos conteúdos, como a expressão gênica, que envolve conceitos fundamentais, desde a estrutura do DNA à síntese de proteína, é crucial para a compreensão de processos biológicos e deve ser abordada de maneira acessível e contextualizada. Autores destacam a necessidade de abordagens pedagógicas mais interativas e contextualizadas, que estimulem a curiosidade dos alunos e promovam um aprendizado significativo. O ensino por investigação, por exemplo, permite que os estudantes formulem hipóteses e investiguem, promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. Assim, este relato descreve uma sequência didática aplicada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, com base em uma abordagem investigativa. A atividade buscou estimular a formulação de hipóteses utilizando recursos lúdicos e acessíveis e com discussões orientadas. Os resultados indicaram que, apesar das dificuldades iniciais, os alunos demonstraram avanços conceituais e engajamento crescente, demonstrando a potencialidade para efetividade do ensino por investigação no desenvolvimento do pensamento científico e crítico.
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