Ensino da expressão gênica: um relato de experiência com abordagem investigativa

Teaching gene expression: an experience report with an investigative approach

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47004

Mots-clés :

atividade investigativa, ensino de biologia, genética, metodologias ativas, ensino médio

Résumé

O ensino de áreas como Genética e Biologia Molecular, enfrenta desafios significativos no contexto educacional atual, especialmente quanto à compreensão de temas considerados complexos como a expressão gênica. Educadores necessitam atualizar suas práticas pedagógicas para promover um aprendizado mais significativo, que vá além da mera transmissão de informações. A complexidade dos conteúdos, como a expressão gênica, que envolve conceitos fundamentais, desde a estrutura do DNA à síntese de proteína, é crucial para a compreensão de processos biológicos e deve ser abordada de maneira acessível e contextualizada. Autores destacam a necessidade de abordagens pedagógicas mais interativas e contextualizadas, que estimulem a curiosidade dos alunos e promovam um aprendizado significativo. O ensino por investigação, por exemplo, permite que os estudantes formulem hipóteses e investiguem, promovendo um aprendizado mais dinâmico e significativo. Assim, este relato descreve uma sequência didática aplicada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual, com base em uma abordagem investigativa. A atividade buscou estimular a formulação de hipóteses utilizando recursos lúdicos e acessíveis e com discussões orientadas. Os resultados indicaram que, apesar das dificuldades iniciais, os alunos demonstraram avanços conceituais e engajamento crescente, demonstrando a potencialidade para efetividade do ensino por investigação no desenvolvimento do pensamento científico e crítico.

Biographies des auteurs

  • Samara Cáo Paixão, Profbio/Ceunes/Ufes

    Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelas Faculdades Integradas São Pedro - FAESA (2017). Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Gestão e Educação Ambiental pelo Centro de Ensino Superior Fabra (2020). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio).

  • Débora Barreto Teresa Gradella, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde

    Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Sagrado Coração (1997), habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo onde desempenha as seguintes funções: professora de Histologia para os cursos de Farmácia e Enfermagem, professora na área de Análises Clínicas para o curso de Farmácia, professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Análises Clínicas, Microbiologia, Biologia Molecular.

Références

1. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em 20 de abril de 2025.

2. COELHO GEP, SILVA PCP, LOPES TFSF. A prática pedagógica do professor mediador e a motivação no processo de ensino e aprendizagem. Rev Cient Espaço Acad 8(2): 1-15, 2018

3. FONSECA TMM. Ensinar - Aprender: Pensando a prática pedagógica. Ponta Grossa: Paraná, 2008, 43p.

4. FREITAS XMS, MACIEL-CABRAL HM, SILVA CC. O ensino do dogma central da biologia molecular: dificuldades e desafios. Educa - Rev Multidiscipl em Educação 7: 452-468, 2020.

5. JUNIOR ANS, BARBOSA JRA. Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: O caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico. Democratizar 3(1): 1-15, 2009.

6. LOPES SMC. Ensino de Genética no Ensino Médio: desafios e novas perspectivas para qualidade da aprendizagem. Res. Soc. Dev 12(1): 1-10, 2023.

7. LOPES W, NASCIMENTO RMM, NAHUM HM. A abordagem dos conteúdos de biologia molecular no ensino médio utilizando metodologias educativas. Rev ENSIN@ UFMS 4(8): 496-520, 2023.

8. LÜDKE M, ANDRÉ MEAD. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986, 975p.

9. MACHADO MH. Uso do vídeo como ferramenta no ensino de genética. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente), Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2012, 83f.

10. MELO JL, CARMO EM. Investigações sobre o ensino de Genética e Biologia Molecular no ensino médio brasileiro: reflexões sobre as publicações científicas. Ciênc e Educ 15(3): 593-611. 2009.

11. MIGUEL KS, CAMPOS IAOB, KNECHTEL CM, FERRAZ DF, DELLA JUSTINA LA. A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNA. ETD -Educ. temat. digit 16(2): 327-345, 2014.

12. PARRAT-DAYAN S. A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento. Educ Rev 45: 13-23, 2007.

13. RODRIGUES TDFFR, OLIVEIRA GS, SANTOS JA. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Rev PRISMA 2(1): 154-174, 2021.

14. ROQUE AA, WILL NC, CAETANO LG. No percurso da expressão gênica: uma proposta pedagógica para o ensino de Biologia. Res. Soc. Dev 9(7): e906975090, 2020.

15. VIGARIO AF, CICILLINI GA. Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio. Ciênc Educ 25(1): 57-74, 2019.

Téléchargements

Publiée

26-10-2025

Comment citer

Ensino da expressão gênica: um relato de experiência com abordagem investigativa: Teaching gene expression: an experience report with an investigative approach. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 51-62. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47004

Articles similaires

1-10 sur 86

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.