Imagem da página inicial do site da revista, o título da revista, menu de navegação e destaque da edição mais recente.

About the Journal

The journal Health and Biosciences, created in 2020, is published quarterly and continuously. It aims to publish articles related to the areas of knowledge of Pharmaceutical, Biological, Health Sciences and Education. ISSN: 2675-276X

Current Issue

Vol. 6 No. 3 (2025): Relatos de Experiência: Profbio/Ceunes/Ufes
					View Vol. 6 No. 3 (2025): Relatos de Experiência: Profbio/Ceunes/Ufes

Editorial

A educação científica de qualidade é um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade crítica e engajada com os desafios da sociedade atual. No contexto da Biologia, disciplina que aborda desde os fundamentos da vida até as complexas interações ecossistêmicas, a maneira como o conhecimento é construído e compartilhado em sala de aula é determinante para a formação de cidadãos conscientes e socialmente responsáveis.

Neste cenário, transformar práticas desmotivantes em práticas docentes investigativas emerge como uma estratégia pedagógica essencial. Longe da mera transmissão de conteúdo, a abordagem investigativa convida o estudante a questionar, observar, formular hipóteses, coletar e analisar dados, e, finalmente, a construir seu próprio entendimento sobre os fenômenos biológicos. Essa metodologia não apenas aprofunda a compreensão conceitual, mas também desenvolve habilidades cognitivas e atitudinais importantes, como o pensamento crítico, a proatividade na resolução de problemas e a colaboração.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), com sua missão de qualificar docentes da educação básica, desempenha um papel de destaque na disseminação e aprimoramento dessas práticas. Ao integrar a pesquisa acadêmica à realidade da sala de aula, os mestrandos do ProfBio são incentivados a desenvolver e aplicar metodologias inovadoras que transformam o ambiente de aprendizagem.

É com grande satisfação que esta edição da revista Health and Science se dedica a apresentar uma coletânea de relatos de experiências de professores de Biologia, mestrandos do ProfBio UFES. Estes artigos são mais do que descrições de atividades; são testemunhos vivos de como a teoria pedagógica pode ser transposta para a prática escolar, resultando em ambientes de aprendizagem dinâmicos e significativos para os estudantes. Cada relato reflete o esforço, a criatividade e o compromisso desses educadores em promover um ensino de Biologia que vai além do livro didático, estimulando a curiosidade dos estudantes tornando-os protagonistas na construção do conhecimento.

A publicação dessas experiências oferece um valioso banco de ideias para outros professores que buscam implementar abordagens investigativas e fortalecer a ponte entre a academia e a escola. Ao compartilhar suas vivências, esses professores não apenas contribuem para a literatura especializada, mas inspiram uma comunidade de educadores a reimaginar o ensino de Biologia.

Esperamos que os relatos aqui apresentados sirvam como um catalisador para novas discussões e iniciativas no campo da didática da Biologia, reafirmando o compromisso com a formação de gerações preparadas para compreender e intervir no mundo a partir de uma perspectiva científica e investigativa.

Viviana Borges Corte

Capa: Pixabay License

Published: 26-10-2025

Ensino

View All Issues