Soumissions
Ouvrir une session ou (S'inscrire) pour faire une soumission.
Liste de vérification de la soumission
En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.-
A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
É necessária a verificação de indícios de plágio através do Software CopySpider (disponível em http://www.copyspider.com.br/main/) e o envio ao Editor-chefe do periódico Health and Biosciences do relatório que indique no máximo 3% de similaridade com outros manuscritos ou documentos afins. O relatório deve ser anexado como documentos suplementares ("outros documentos").
O periódico Health and Biosciences estimula que os autores indiquem 3 potenciais revisores para o seu manuscrito. A indicação deve ocorrer no campo "Comentários do Autor" ou documentos suplementares ("outros documentos") e conter o Nome completo do Revisor, ORCID (caso possua), Titulação, E-mail, Área de Atuação e Instituição/Afiliação.
O periódico Health and Biosciences orienta que os autores verifiquem o "template" para a formatação do manuscrito, bem como a formatação dos artigos publicados no número anterior. Para ter acesso ao modelo para formatação do manuscrito pesquisar "arquivos", na página principal da revista, e selecionar a edição aberta para submissão de manuscritos.
-
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
Os artigos não poderão exceder 40.000 caracteres (dez a 25 páginas). Os ensaios, os relatos de experiências e as resenhas não poderão exceder 10.000 caracteres (cinco a dez páginas). Os resumos de TCCs, dissertações e teses não poderão exceder 5.000 caracteres (duas a cinco páginas).
Aceitam-se trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês. Os artigos submetidos em idiomas estrangeiros deverão ser acompanhados de declaração de tradução por empresa especializada ou tradutor técnico.
Se o trabalho submetido for escrito em português, obrigatoriamente deverá ter título em inglês ou espanhol. Além disso, deverá ter Abstract ou Resumen, de acordo com a segunda língua escolhida para o título. Os resumos (abstracts ou resúmenes) não poderão exceder 250 palavras e devem conter três a cinco palavras-chave, não incluídas no total de palavras do resumo. - URLs para as referências foram informadas quando possível.
-
O texto está em espaçamento 1,5, formato do papel A4, com margens superior e inferior, direita e esquerda de 2,5 cm, fonte Times New Roman tamanho 12, emprega itálico em vez de sublinhado.
O alinhamento do texto deve ter formatação justificada, sem cabeçalho, rodapé, notas de pé de página, tampouco número da página.
A composição do manuscrito deve conter os seguintes itens: Título (em negrito), Autores (em itálico), separados por vírgula, Endereço dos Autores, Resumo e Abstract (em texto corrido), Palavras-chave (de 3 a 5), separadas por "ponto e vírgula", Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão), Conclusão (opcional) e Referências Bibliográficas. Os títulos do corpo do manuscrito devem ser em negrito e os subtítulos, quando presentes, em itálico. O Título do manuscrito (em negrito) e os Autores (em itálico) devem estar centralizados.
Tabelas, figuras, gráficos e quadros devem ser enviados no próprio corpo do manuscrito, no local onde se apresentarão.
Com relação às imagens, o(s) autor(es) deverão declarar que possuem os direitos autorais ou que as imagens são do tipo free royalty. A equipe editorial não se responsabiliza pela concessão de direitos autorais de imagens.
Citações no texto:
As citações no texto, para um autor, devem conter o sobrenome do autor(es) e o ano da publicação.
Ex: Segundo Souza (2020) ou (SOUZA, 2020).
Para dois autores utilizar, por exemplo (SOUZA & SCAPIM, 2005) e três autores (LIMA; PEREIRA; SILVA, 2018).
Para mais de três autores utilizar o primeiro autor seguido por et al. Ex: (WAYNER et al., 2007).
A citação de mais de uma referência por trecho requer a ordenação em ordem cronológica crescente e cada grupo de autores separados por "ponto e vírgula". Ex: (WAYNER et al., 2007; MENDEZ, 2010; GOMES & SOUZA, 2019; LELIS CT; TEIXEIRA KMD; SILVA NM, 2012).
Referências Bibliográficas:
O título do periódico deve ser abreviado, em itálico, e a abreviatura pode ser consultada nos Portais de Revistas Científicas em Ciências da Saúde (http://portal.revistas.bvs.br/), na Abreviatura das Revistas (http://lcweb2.loc.gov/hlas/portugues/revistas.html#current) e no NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Caso a abreviatura autorizada de um determinado periódico não puder ser localizada, deve-se citar o título completo.
As referências bibliográficas devem ser numeradas e a formatação de acordo com o modelo ("template") apresentado junto à chamada para a publicação.
a) Artigos de periódicos:
Autor (es)*. Título do periódico em itálico, volume (a indicação do fascículo é entre parênteses): página inicial - página final do artigo, ano de publicação.
GALATO D, ANGELONI L. A farmácia como estabelecimento de saúde sob o ponto de vista do usuário de medicamentos. Rev Bras Farm 90(1): 14–18, 2009.
OLIVEIRA CAF, GERMANO PML. Estudo da ocorrência de enteroparasitos em hortaliças comercializadas na região metropolitana de São Paulo, SP, Brasil. Rev Saúde Publ 26, 283-289, 1992.
b) Livros:
Autor. Título, Edição (a partir da 2 edição), Cidade: Editora, ano de publicação, Número total de páginas.
Com 1 autor
CASCIATO DA. Manual de oncologia clínica, 2.ed., São Paulo: Tecmed, 2008, 1136p.
Ex: Com 2 autores
BYRD JH, CASTNER JL. Forensic Entomology: The Utility of Arthropods in Legal Investigations, 2nd ed., Kansas: CRC Press, 2009, 705p.
Com autoria corporativa
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. I Fórum Nacional de Educação Farmacêutica: O farmacêutico de que o Brasil necessita (Relatório Final), Brasília, DF, 2008, 68p.
c) Capítulos de livros:
Autor (es) do capítulo. Título da parte referenciada (em itálico). In: Autor (es) da obra (ou editor). Título da obra, Edição (a partir da segunda edição), Cidade: Editora, Ano de publicação, Paginação da parte referenciada.
NEVES DP, GOMES MA. Balantidium coli. In: NEVES DP, MELO AL, VITOR RWA, LINARDI PM. Parasitologia Humana, 12.ed., São Paulo: Atheneu, 2011, p.189-200.
FERREIRA HO. Doença de Chagas. In: Farhat CF, Carvalho ES, Carvalho LH, Succi RC editores. Infectologia Pediátrica, São Paulo: Atheneu, 1998, p.531-537.
Citação indireta:
Utiliza-se apud (citado por) nas citações que foram transcritas de uma obra de um determinado autor, mas que na verdade pertence a outro autor.
HELPER CD, STRANT LM. Opportunities and responsabilities in pharmaceutical care. Am J Hosp Pharm 47: 533-543, 1990. Apud Bisson MP. Farmácia Clínica & Atenção Farmacêutica, 2.ed., Barueri: Manole, 2007, p.3-9.
d) Teses, Dissertações e demais trabalhos acadêmicos.
Autor. Título (inclui subtítulo se houver). Tipo (Grau). Instituição (Faculdade e Universidade) onde foi defendida, Cidade, Ano, Total de Páginas.
SAMPAIO IR. Etnofarmacologia e toxicologia de espécies das famílias Araceae e Euphorbiaceae. Monografia (Especialização em Farmacologia), Associação Brasileira de Farmacêuticos, Rio de Janeiro, 2008, 45p.
RODRIGUES MV. Qualidade de vida no trabalho. Dissertação (Mestrado em Administração), Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989, 180f.
FANTUCCI I. Contribuição do alerta, da atenção, da intenção e da expectativa temporal para o desempenho de humanos em tarefas de tempo de reação. Tese (Doutorado em Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001, 130f.
FERREIRA, JAF. Panorama das Doenças Transmitidas por alimentos no Brasil entre 2015 e 2017. Dissertação de Mestrado. Saúde. Pública. Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, 2017.
e) Websites:
Nome da organização, título completo do documento citado, local da publicação (se disponível), editor (se disponível), ano (se disponível), data da citação, URL do documento exato citado (não o URL da organização).
Ex.: WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Leprosy elimination. Geneva: WHO, 2014. Available from: http://www.who.int/lep/situation/new_cases/en/. Accessed on December 15, 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2.ed., 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf. Acesso em 7/7/2020.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es/sao-mateus.html. Acesso em 25/7/2020.
f) Eventos científicos (Congressos, Seminários, Simpósios e outros):
O periódico Health and Biosciences não aceita citações de Eventos científicos (Congressos, Seminários, Simpósios e outros).
A veracidade das referências é de responsabilidade dos autores. - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Ciências Biológicas
Bioquímica
Farmacologia
Fisiologia
Genética
Imunologia
Microbiologia
Morfologia
Parasitologia
Ciências Farmacêuticas
Análise e Controle de Medicamentos
Análise Toxicológica
Bromatologia
Farmácia clínica: assistência e atenção farmacêuticas
Farmacognosia
Farmacotécnica
Química Farmacêutica Medicinal
Ciências da Saúde
Análise Nutricional da População
Doenças Infecciosas
Enfermagem de Doenças Contagiosas
Enfermagem de Saúde Pública
Epidemiologia
Saúde Coletiva
Saúde Pública
Ensino
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Pesquisa em Ensino
Déclaration de confidentialité
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.