PEDAGOGIA DA PANDEMIA

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação, COVID-19

Resumo

O presente artigo possui como objetivo refletir sobre o ensino remoto mediado pelas tecnologias digitais no Brasil em tempos de COVID-19. Pretende-se com este estudo, trazer reflexões acerca da inserção dessa estratégia de ensino em virtude da suspensão das aulas presenciais em todo o mundo. Para tanto, o método utilizado foi de natureza qualitativa do tipo bibliográfico. Os resultados mostraram que os professores, os alunos e seus familiares com a inserção da educação remota estão enfrentando muitos desafios e grandes impactos, principalmente porque as tecnologias embora estando inseridas no contexto de muitas instituições educacionais, ainda não haviam sido usadas como principal recurso didático. Aparece também como desafio o fato de muitos estudantes ainda não possuem acesso à internet, o que reflete nas desigualdades sociais entre alunos da escola pública e da escola privada. De um modo geral, a experiência de educação posta em prática durante o período de isolamento, colocou a comunidade escolar diante dilemas, entre eles: como aproveitar o potencial pedagógico das tecnologias sem excluir uma parcela da população brasileira?  Como se apresentam as relações entre ensino e aprendizagem para uma geração que já nasceu num mundo mediado pelo uso de tecnologias?

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Biografia do Autor

Ellery Henrique Barros da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CAFS. Pós-graduado em Gestão Educacional em Rede (UFPI), Educação Infantil (UESPI) e em Tecnologias Educacionais para a prática docente no Ensino da Saúde na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/ENSP). Professor substituto na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Professor Orientador do Curso de Licenciatura em Pedagogia (UFPI/CEAD). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Educacional, Queixa Escolar e Desenvolvimento Humano (PSIQUED) e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

Jerônimo Gregório da Silva Neto, Faculdade Estácio CEUT

Graduando em Nutrição pela Faculdade Estácio CEUT – Teresina. Integrante do Centro Acadêmico do curso de Nutrição com o cargo de 1º Diretor de culturas e eventos. Atua como voluntario em projetos sociais ligados à humanização hospitalar e ativismo alimentar. Atualmente pesquisa na seguinte temática: Terapia Nutricional Parenteral e Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

Marilde Chaves dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pelo DINTER UFRJ/UFPI . Mestre em Educação pela UFPI. Possuo Licenciatura Plena em Pedagogia, Especialização em Psicologia Educacional e em Supervisão Escolar. Atualmente sou professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, no município de Floriano (PI). Tenho interesse por temas nas áreas de educação da infância e juventude, bem como em História da Educação. Realizo pesquisa na área de educação em espaços não escolares. Sou membro da Equipe do Projeto no Projeto de Pesquisa ASSOCIATIVISMO DOCENTE, SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA E PRODUÇÃO INTELECTUAL : as experiências brasileira e portuguesa da segunda metade do século XX que tem como Pesquisador Responsável XAVIER, Libania Nacif.

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Publicado

08-08-2020