PEDAGOGIA DA PANDEMIA
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Palabras clave:
Educação a Distância, Educação, COVID-19Resumen
O presente artigo possui como objetivo refletir sobre o ensino remoto mediado pelas tecnologias digitais no Brasil em tempos de COVID-19. Pretende-se com este estudo, trazer reflexões acerca da inserção dessa estratégia de ensino em virtude da suspensão das aulas presenciais em todo o mundo. Para tanto, o método utilizado foi de natureza qualitativa do tipo bibliográfico. Os resultados mostraram que os professores, os alunos e seus familiares com a inserção da educação remota estão enfrentando muitos desafios e grandes impactos, principalmente porque as tecnologias embora estando inseridas no contexto de muitas instituições educacionais, ainda não haviam sido usadas como principal recurso didático. Aparece também como desafio o fato de muitos estudantes ainda não possuem acesso à internet, o que reflete nas desigualdades sociais entre alunos da escola pública e da escola privada. De um modo geral, a experiência de educação posta em prática durante o período de isolamento, colocou a comunidade escolar diante dilemas, entre eles: como aproveitar o potencial pedagógico das tecnologias sem excluir uma parcela da população brasileira? Como se apresentam as relações entre ensino e aprendizagem para uma geração que já nasceu num mundo mediado pelo uso de tecnologias?
Descargas
Citas
ARRUDA, Eucidio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação em Revista, v. 31, n. 3, p. 321-338, 2015.
BACICH, Lilian. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para o uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In: Anais... V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016) e Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016).
BACICH, Lilian., MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma
abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]/Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre:Penso, 2018.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas. ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES INSS 2675-1291- DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020.
BBC. Coronavírus: após resistir à ideia, governo anuncia adiamento do Enem por conta da pandemia. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52748042>. Acesso em 01 de junho de 2020.
BBC. Coronavírus: como o governo da Nova Zelândia eliminou os casos de infecção no país. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52449017>. Acesso em 15 de maio de 2020.
BRASIL. Decreto Lei nº 1.044, artigo 2° de 21 de outubro de 1969. Brasília, 1969.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/>. Acesso em 25 de maio de 2020.
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI Nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm>. Acesso em 20 de maio de 2020.
CENSO EAD. BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2018 = Censo EAD.BR: analytic report of distance learning in Brazil 2018 [livro eletrônico]/[organização] ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Camila Rosa (tradutora). Curitiba: InterSaberes, 2019.
DIESEL, Aline., BALDEZ, Alda Leila Santos., MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
MACEDO, Yuri Miguel. ORNELLAS, Joaquim Lemos. BONFIM. Helder reitas. COVID-19 NO BRASIL: o que se espera para população subalternizada? INSS 2675-1291- DOI: http://dx.doi.org/10.5935/encantar.v2.0001. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-10, jan./dez. 2020.
MARTINS, Josiel. Escolas estaduais do Piauí terão autonomia para decidir aulas online durante a pandemia. Disponível em: < https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2020/04/14/escolas-estaduais-do-piaui-terao-autonomia-para-decidirem-aulas-online-durante-a-pandemia.ghtml>. Acesso em 05 de junho de 2020.
MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian., MORAN, José. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. [recurso eletrônico]. – Porto Alegre: Penso, 2018.
PAIXÃO, André. Só 6 das 69 universidades federais adotaram ensino a distância após paralisação por causa da Covid-19. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/14/so-6-das-69-universidades-federais-adotaram-ensino-a-distancia-apos-paralisacao-por-causa-da-covid-19.ghtml>. Acesso em 28 de maio de 2020.
PAZ, Huri. As desigualdades sociais que a pandemia da covid-19 nos mostra. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/04/04/artigo-as-desigualdades-sociais-que-a-pandemia-da-covid-19-nos-mostra>. Acesso em 15 de maio de 2020.
PUJOL, Leonardo. Coronavírus: menos aulas presenciais, mais EAD. Disponível em: <https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/ead-alternativa-coronavirus/>. Acesso em 26 de maio de 2020.
RAMAL, Andrea. A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: REALIDADE E DESAFIOS. Disponível em: <http://andrearamal.com.br/educacao-em-tempos-de-pandemia-realidade-e-desafios/>. Acesso em 01 de junho de 2020.
ROSA, Ana Amélia Calazans da. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) E O ENSINO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES PARA ESTUDOS DE CURRÍCULO. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, v.38, n.2, p.1-23 ago-dez 2017
SANDES, Artur. Como Nova Zelândia "vence batalha" da covid-19 e tem só três internados. Disponível em: < https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/05/09/como-nova-zelandia-venceu-batalha-da-covid-19-e-tem-so-4-internados.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 15 de maio de 2020.
SANTINO, Renato. Brasil já tinha mortes por Covid-19 antes do Carnaval, diz Fiocruz. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/brasil-ja-tinha-mortes-por-covid-19-antes-do-carnaval-diz-fiocruz/100597>. Acesso em 15 de maio de 2020.
SANTOS JÚNIOR, Veríssimo Barros dos. MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. EDUCAÇÃO E COVID-19: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS MEDIANDO A APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. INSS 2675-1291- DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0010. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel Pedagogia do Vírus. ISBN 978-972-40-8496-1, CDU 347. 2020.
SANTOS, Renato. A pandemia do novo coronavírus e a urgência de repensar o mundo. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/03/25/artigo-a-pandemia-do-novo-coronavirus-e-a-urgencia-de-repensar-o-mundo>. Acesso em 14 de maio de 2020.
SILVA, Edson Vieira da. Educação a distância: uma realidade na formação docente inicial. Braz. J. of Develop., Curitiba, ISSN 2525-8761, v. 5, n. 7, p. 9854-9866 jul. 2019.
SOARES, Lucineide Nunes., CESÁRIO, Priscila Menarin. Educação híbrida na educação superior: um estudo sobre as estratégias mais desenvolvidas. EducVale – Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha, v. 1, n. 2, p.72-96, dez. 2019.
SOUSA, Elaine Sarmento de. Educação híbrida: uma possibilidade de inovação na educação básica. - Cajazeiras, 2018.
TOKARNIA, Mariana. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018. Disponível em:<https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-04/um-em-cada-quatro-brasileiros-nao-tem-acesso-internet#:~:text=A%20Pesquisa%20Nacional%20por%20Amostra,n%C3%A3o%20tem%20acesso%20%C3%A0%20internet.>. Acesso em 01 de junho de 2020.
WHO. World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-2019) situation reports. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/situation-reports>. Acesso em 01 de junho de 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.