AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
MELHORIAS E RETROCESSOS NA EXECUÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
Palavras-chave:
Avanços, Estado, Iniciativa privada, Parcerias público-privadas, RetrocessosResumo
O presente artigo tem como principal foco a apresentação do conceito de parceria público-privada e das peculiaridades existentes em contratos de empresas privadas com instituições públicas para execução de obras e serviços necessários ao bem-estar da população. Apresentam-se, ao longo do texto, as principais leis que tratam do assunto, bem como são mencionados exemplos de avanços e também de retrocessos ao se utilizar as PPPs no setor público, em especial no estado da Bahia, que, nos últimos anos, tem realizado diversas obras e serviços nesses moldes.
Downloads
Referências
CABRAL, Alessandra Lucas Nunes; CABRAL, Hugo Leonardo de Oliveira. Dicotomias entre o público e o privado: agente públicos e privados, o papel do servidor público e a emergência do terceiro setor. Revista Journal of Management and Primary Health Care, 2012.
COELHO, Ricardo Corrêa. Estado, governo e mercado. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.
Contexto histórico do surgimento das parcerias público-privadas (ppps) no cenário mundial e no brasil. Disponível em: <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=1244> Acesso em: 19 de setembro de 2015.
O Contrato de concessão de serviço público e o contrato de PPP. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=mWVl0bV2anc> Acesso em: 09 de maio de 2015.
O Público e o Privado na Gestão Pública. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=b8K8Lt8eUcA> Acesso em: 09 de maio de 2015.
Parcerias Público Privadas – Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Disponível em: <http://sefaz.ba.gov.br/administracao/ppp/index.htm> Acesso em: 19 de setembro de 2015.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. A Reforma do estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.