DANDO ASAS ÀS IDEIAS

O USO DA CRIATIVIDADE EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE COMPANHIAS AÉREAS

Autores

  • Gabriel Spindler Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Palavras-chave:

Criatividade, Publicidade, Aviação

Resumo

Em um cenário onde despertar a atenção do público está cada vez mais difícil, visto que estamos recebendo e consumindo conteúdo o tempo todo, é de suma importância saber se comunicar e fazer uso da criatividade para atrair e conquistar o consumidor. Sob esse prisma, este trabalho tematiza sobre a criatividade como elemento diferencial em peças do segmento da aviação, objetivando, portanto, identificar e analisar o uso da criatividade em campanhas publicitárias de companhias aéreas, em um âmbito atual e mundial. Sendo assim, ao longo de seu desenvolvimento, este trabalho se utiliza das Pesquisas Exploratória, Bibliográfica e Estudo de Caso Múltiplo, abordando seu problema de forma Qualitativa. No que se refere a coleta de dados, para alcançar o objetivo traçado, foram selecionadas, através de uma amostra de intencionalidade, as seguintes campanhas: Take-off Tips, What is truly Scandinavian? e DNA Discounts, analisadas sob a ótica da Análise Fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Lété (2012). Ao fim do estudo, percebe-se que o uso da criatividade se mostra um diferencial em campanhas publicitárias, sendo, ainda, um artifício explorado de inúmeras maneiras no segmento das companhias aéreas.

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Biografia do Autor

Gabriel Spindler, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855   

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Publicado

18-12-2020